Arquitetura romana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
* Não existia, na civilização romana, uma ideia ou concepção do espaço que precedesse ou condicionasse a construção arquitetônica: o valor, o significado do espaço estava inteiramente expresso na visão, no espetáculo das obras arquitetônicas.
* Os dois grandes temas eram a técnica ou a praxe construtiva e a beleza exterior, a decoração: a primeira permitia o desenvolvimento articulado degrandes massas, murais e de vazios; a segunda qualificava-as visualmente por meio de elementos plásticos e cromáticos.
* A forma-base da arquitetura romana é, pois, o arco: estrutura curvilínea que recolhe e individualiza os pesos e os empuxos nos dois pontos do assentamento onde se liga às pilastras de sustentação.
* O arco é uma estrutura de superfície, um semicírculo: imaginando mais arcossucessivos da mesma amplitude, tem-se uma abóbada de berço, que tem a forma de meio cilindro.

* A arquitetura romana assenta-se fundamentalmente nas duas grandes raízes que formam a sua cultura: a etrusca e a grega
* No que se refere estritamente à arquitetura, os princípios de utilidade, racionalidade e ordem presidem a todas as construções romanas.
* De um ponto de vista maisrestrito, podemos falar de uma primeira fase em que a arquitetura romana é herdeira da etrusca; uma segunda em que, a esta herança, se sobrepõe a influência grega, assimilando-a e desenvolvendo-a; e, finalmente, um longo e fecundo período em que Roma cria uma arquitetura tão perfeitamente adaptada às necessidades de seu vasto império que é, com a língua, o principal veículo de romanização das terrasque vai submetendo.
* Na própria Roma, antes de Augusto predominavam as paredes de tijolo e adobe, e só a partir de Augusto utilizou-se sistematicamente o mármore. Mas a parede romana mais típica era construída com concreto, isto é, argamassa com pedras irregulares. Revestida de cantaria de mármore ou de pedra.
* É frequente a combinação de tijolo e argamassa ou concreto, assim como acombinação de tijolo e pedra.
As Ordens Arquitetônicas
* No que diz respeito aos suportes, Roma mantém o princípio das ordens arquitetônicas gregas, com algumas variantes. Desaparece praticamente o dórico, substituído pelo toscano, segue-se o jônico, enriquece-se a tipologia do coríntio, ornamentando frequentemente, enchendo as estrias com baquetas ou junquilhos, e inclusive introduzem-se algumasfiguras entre as volutas dos caulículos (cabeças de ninfas, sátiros, animais, etc.); e da fusão do jônico e do coríntio surge a ordem compósita, que conserva as volutas do primeiro e, do segundo, as duas filas de folha de acanto que arrancam do colarinho.
* A nova ordem, o toscano, caracteriza-se por uma base ática: dois toros e uma escócia sobre um plinto quadrado. O fuste é liso, e o capitelconsiste numa moldura ou colarinho, um tramo liso que se chama friso do capitel, e um equino, rematando no ábaco quadrado. Em edifícios ricos, esta ordem ornamenta-se estriando o fuste, colocando rosetas ou motivos vegetais no friso do capitel e adornando o equino com ovas e setas; assim, tem sido chamada muitas vezes ordem dórica romana. Não é raro encontrar capitéis compósitos resultantes dacombinação do capitel toscano com as folhas de acanto do coríntio.
* As diferentes ordens utilizam-se independentemente, mas é frequente que se sobreponham. Em tais casos, mantém-se o princípio clássico de ordenação: do mais forte ao mais fraco: assim, na parte inferior do edifício deve ir o toscano, seguindo o jônico, o coríntio e compósito.
O Arco Romano
* O arco é outro elementofundamental da arquitetura romana. Pode estar isolado ou metido na parede, funcionando neste último caso como arco de descarga, o que é das mais interessantes contribuições dos construtores romanos. Estes arcos de descarga são, em geral, rebaixados; nos vãos livres, pelo contrário, emprega-se sistematicamente o arco semicircular ou de meio ponto.
* Habitualmente o arco aparece numa organização...
tracking img