Relatorio f.q

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MEM MARTINS
Sede: ES de Mem Martins






Física e Química A

Ano letivo: 2012/2013








Relatório


Título: Processos físicos de separação de misturas





[pic]





Nome: Mário João Toste 10ºCT2

22/10/2012

1 – Objetivos

Experiência A - Separar os componentes de uma mistura de água, areia e cloreto de sódio (sal),abordando técnicas físicas de separação de misturas.
Experiência B - Separar os componentes de uma mistura de água e óleo/azeite, abordando técnicas físicas de separação de misturas.
Experiência C - Separar os componentes de uma mistura de cloreto de sódio (sal), enxofre e limalha de ferro, abordando técnicas físicas de separação de misturas.
Experiência D - Separar os componentes de uma mistura deterra e sulfato de cobre, abordando técnicas físicas de separação de misturas.























2 – Introdução Teórica

Substâncias e Misturas de substâncias


Ao nosso redor existe matéria, e esta define-se como tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço.
A matéria ou materiais podem ser classificados em Substâncias puras ou em Misturas de substâncias.
Ouseja, então:

• Substância pura – é qualquer substância elementar ou composta formada por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos, todos quimicamente iguais entre si. A substância pura apresenta composição e propriedades físicas (densidade, P.E e outros) constantes. Exemplos: Ar (árgon), O2 (dioxigénio), H2O (água), NaCl (cloreto de sódio).


- Substância pura elementar/simples – Sãosubstâncias formadas por um átomo do mesmo elemento químico. Exemplos:
Oxigénio – O (se atómica)
Dioxigénio – O2 (se molecular)





- Substância pura composta – São substâncias formadas por átomos (ou íons) de elementos químicos diferentes. Exemplos:
Água – H2O (se molecular)
Dióxido de carbono – CO2 (se molecular)
Cloreto de Sódio – NaCl (se iónica)











•Mistura de substâncias – é a união de duas ou mais substâncias diferentes, cada uma delas conservando as suas propriedades (não reagem quimicamente entre si). Exemplos: Água salgada, mistura de água (H2O) com Sal (NaCl).


As misturas podem ser classificadas em:













Uma mistura homogénea tem um aspeto uniforme, é igual em todas as suas partes sendo assim não vísiveis aolho nu, ex: água salgada e o ar.
Uma mistura coloidal é uma mistura que tem partículas de tamanho suficiente para que seja visível a microscópio, ex: tintas, fumo, leite e maionese.
Uma mistura heterogénea é uma mistura que ao contrário das homogéneas, o tamanho das suas partículas já é suficientemente grande para que sejam distinguidas a olho nu, ex: areia e granito.Separação de Misturas


Em geral na natureza, os materiais são misturas de substâncias, raramente encontramos substâncias puras. Assim, e porque em várias áreas do nosso mundo precisamos de separar os componentes de uma mistura (como por exemplo se faz numa ETAR para tornar a água potável), usamos então técnicas de separação, que nos permite obter cada substância separada. Essas substâncias depoisde serem submetidas a processos/técnicas de separação, geralmente precisam de ser purificadas para que nenhuma impureza de outras substâncias permaneça, e para as purificar utilizam-se técnicas de purificação.


Técnicas de Separação de Misturas

Para realizar a separação de misturas heterogéneas podem utilizar-se as seguintes técnicas:

-Separação magnética (Sólido-Sólido): É um processo deseparação baseado na separação de componentes sólidos através de propriedades magnéticas de um deles. Sendo o material magnético atraído pelo íman, enquanto que os restantes ficam depositados no recipente.





















-Decantação (Sólido-Líquido): É um processo de separação de mistura sólida-líquida, que consiste em deixar que o sólido se deposite no fundo do...
tracking img