Decantação solido liquido , relatório f.q.

468 palavras 2 páginas
Relatório Científico

Decantação Sólido-Líquido

Objectivo do Trabalho
O objectivo deste trabalho é separar um componente sólido (a terra) , de um componente líquido (neste caso a água) , de uma mistura heterogénea.

Introdução Teórica

A decantação sólido-líquido é uma técnica que se utiliza para separar um sólido depositado num líquido e consiste em transferir o líquido para outro recipiente, através do uso de uma vareta. A vareta deve ser colocada perto do bico do gobelé para reter o material sólido.
A filtração utiliza-se para separar fragmentos sólidos que existem em suspensão num líquido e consiste em passar a mistura através de um filtro que retém o componente sólido e deixa passar o líquido ( que tem o nome de filtrado). O filtro é um papel redondo que se dobra para este se adaptar à forma do funil.

Material e Reagentes

Material:
- Funil de líquidos;
- Espátula;
- Vareta de vidro;
- Papel de filtro;
- Suporte para filtração;
- 3 gobelés de 250 cm3.

Reagentes:
- Água;
- Terra.
Procedimentos Experimentais

Decantação sólido-líquido:
1. Num gobelé, deitou-se um pouco de água (cerca de 1/3 do volume do gobelé) e juntou-se um pouco de terra, agitou-se com a vareta de vidro e aguardousse 5 minutos.
2. Utilizando a vareta de vidro, fiz-se uma decantação simples, recolhendo o líquido decantado noutro gobelé.

Filtração:
1. Num gobelé, deitou-se um pouco de água (cerca de 1/3 do volume do gobelé) e juntou-se um pouco de terra, agitou-se com a vareta de vidro e aguardousse 5 minutos.
2. Prepararou-se um filtro de papel circular, seguindo o esquema da figura 9.2 (pág. 9) do caderno de actividades laboratoriais.
3. Procedeu-se à montagem de uma filtração simples, tendo o cuidado de humedecer o filtro de papel com água, após a sua colocação no funil e antes de colocar o funil no suporte de filtração.
4. Procedeu-se a uma decantação simples, seguida de uma filtração, recolhendo o líquido filtrado noutro gobelé.

Relacionados

  • Relat Rio
    1121 palavras | 5 páginas
  • Barbosa 2013
    20308 palavras | 82 páginas