Fotografia no metro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FOTOGRAFIA NO METRÔ


Sumário
1. Introdução
A facilidade de se ter uma câmera fotográfica mesmo que de baixa resolução no celular e a facilidade em adquirir uma câmera fotográfica com mais recursos, fez com que o registro fotográfico se tornasse parte do cotidiano da maioria das pessoas atualmente. Verifica-se esse fenômeno também nas escolas, onde os alunos registram seus momentos dedescontração ou de atividade e até o espaço escola, portanto a fotografia faz parte de suas vidas. Buscando oferecer aos alunos aprendizagem significativa, ou seja, um saber que faça parte do aluno e não seja apenas um conteúdo decorado para a prova, o professor pode lançar mão da linguagem visual fotográfica como conteúdo para as aulas de Educação Artística ou outra disciplina na qual se encaixe.Temos na cidade de São Paulo uma grande variedade de manifestações culturais e artísticas produzidas por meio de diferentes linguagens, sendo elas: visual (como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, etc.) musical ou teatral e podem estar dispostas em museus, teatros, ruas, praças, parques, igrejas, cemitérios, centro de exposições, estação de trem, metrô, entre outros pontosturísticos e espaços públicos da cidade. Algumas dessas mostras culturais podem acontecer de forma fixa ou temporária, exemplo disso, são as exposições disponíveis em estações de metrô as quais tem um baixo custo e fácil acesso.
1. Metodologia
A metodologia utilizada nesse trabalho consiste na combinação de pesquisa na internet e visita as duas estações de metrô: Vila Madalena e Clínicas, as quaisdisponibilizavam exposições fotográficas. O objetivo da pesquisa na internet foi saber se o metrô oferecia esse serviço aos usuários e embasamento para a utilização da fotografia no espaço escolar e visitamos as exposições para verificar o conteúdo, como estavam organizadas e como se dava o acesso a elas.



2.1. Desenvolvimento – A fotografia no metrô de São Paulo
O metrô de SãoPaulo oferece a seus usuários o “Programa Ação Cultural”, cujo objetivo é estabelecer uma relação de qualidade com a população, ampliando seu repertório cultural e sensibilidade frente às diversas manifestações artísticas. Essa ação se divide em várias propostas, por exemplo, o Embarque da Leitura, Poesia no Metrô, Roteiro das Artes e Linha da Cultura. Cada proposta remete os interessados aoconhecimento e apreciação de um ou mais tipos de arte, a linha da cultura, por exemplo, são amostras artísticas expostas em estações específicas proporcionando que em cada estação de metrô o usuário encontra uma forma diferente de exposição, podendo ser escultura, obras de artistas famosos ou desconhecidos, pintura, vídeos, fotografia, entre outros. Dentre estas manifestações de diferentes linguagensculturais, cabe aqui destacar algumas estações de metrô que trazem exposições fotográficas, pois as exposições fotográficas são formas de linguagem visuais que podem revelar fatos históricos, culturais, sociais, político e econômico.
O metrô Vila Madalena trouxe no mês de novembro a exposição fotográfica denominada “Brasília 50 anos”, dos responsáveis Carlos Antônio Rocha e Andréa Schiweck,realizada com a produção da Bellini Cultural. Essa exposição teve como objetivo retratar a história de Brasília, divulgando por meio de imagens fotográficas e textos explicativos a idealização e construção da cidade. Essa exposição foi bem interessante, pois estava em uma das áreas de bastante circulação de pessoas no metrô, dispostas em painéis permitiu reviver momentos interessantes da história do país.Cada painel mostrava fotos sobre a construção de Brasília, que ia desde o projeto de Oscar Niemeyer até fotos da super quadra sul, Palácio da Alvorada, Biblioteca Nacional de Brasília - que surgiu com a intenção de ser a grande biblioteca de língua portuguesa no século XXI, fotos das diferentes formas arquitetônicas, dos prédios e ruas em construção, patrimônios culturais e dos candangos –...
tracking img