Fotografia documental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fotografia Documental

Mesmo sofrendo influência por parte dos filtros sociais, culturais e pessoais do fotógrafo, a fotografia documental tem como objetivo retratar fielmente arealidade, com foco em algum assunto específico, abrindo espaço para a reflexão e/ou aceitação dos fatos pelos apreciadores das imagens.
A fotografia documental é uma documentação deum fato real por intermédio de uma imagem.
Apóia-se na crença de ser uma impressão direta.
Trás como objeto fundamental a construção da realidade, se propões a narrar uma históriade uma seqüência de imagens.
Refere-se inteiramente a alguma coisa palpável, material, preexistente, que se fixa com a finalidade de registrar e reproduzir fielmente a aparência.Para consolidar a confiança, para sustentar tal valor, apesar de não podê-lo garantir totalmente.
É através da fotografia documental que se tem os maiores relatos da história, efunciona como uma máquina do tempo, tendo uma função testemunhal.
Esse tipo de fotografia não inventa, por isso desempenha um papel de documento.
Tem caráter de documento, fonte e atémesmo testemunho da história.
É realista e comprova a existência de um fato.
Tem função de reproduzir reflexões sobre a sociedade do nosso tempo.
Um projeto documental é o que otrabalho está proposto a discutir. É necessário pensar sobre uma situação determinada e desenvolver isso no trabalho.
Mas nem a fotografia documental, que surgiu para representarautomaticamente o real – apenas o representa. A fotografia documental hoje fabrica e produz mundos de modo que o interessante é observar como a imagem produz o real.
O conceito defotografia documental evoluiu: antes era a representação da realidade; hoje, é uma expressão. É ainda, instrumento do fotógrafo ao criar uma interpretação subjetiva do mundo em que vive.
tracking img