Qualidade de vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade de vida no Trabalho: Fatores que influenciam as organizações.

A qualidade de vida no trabalho e um dos novos desafios para a administração contemporânea. Ela e afeta diretamente a vida dos indivíduos e consequentemente os resultados das organizações.
Os fatores que influenciam a qualidade de vida são: Igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa,feedback entre outros.
Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações veem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), visando, assim,uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados.
O trabalho, no decorrer da historia, foi ocupado a maior parte do tempo do ser humano. O que de inicio era para suprir suas necessidades básicas de subsistência, passa a ser, principalmente após a revolução industrial, o ponto central da vida do homem.
O homem, dessa forma passamaior parte de sua vida em seus locais de trabalho, dedicando sua força, energia e esforços para as organizações. Ou seja, disponibilizando maior parte do seu tempo ao trabalho do que propriamente a suas famílias e amigos. Além disso, com o avanço tecnológico, o “local de trabalho” pode ser em qualquer lugar: Viagens, casa, hotéis, etc. Em todos os locais para a organização.
A organização percebecada vez mais, a importância do ser humano para o alcance de resultados. Pois a capacidade de raciocínio, de criatividade, de solucionar problemas, esta presente nas pessoas e não nas máquinas.
Desta forma, a organização passa a se preocupar em oferecer um ambiente que traga ao individuo: conforto, respeito, segurança e bem-estar, entre outros. Ou seja, a organização deve oferecer um ambientepropicio e que favoreça o uso de suas capacidades.
Muitos fatores contribuem para uma não qualidade de vida por isso devem ser identificados e combatidos com politicas e ações que visem minimizar ou mesmo eliminar esses males que afetam, não somente o trabalho, mas também s avida familiar e social dos colaboradores.
A busca pela qualidade de vida (QVT) e a implementação de ações visandomelhorias para as pessoas, não pode ser considerada como um custo nas planilhas das organizações, uma vez que os custos com afastamentos e ações trabalhistas são maiores do que uma medida preventiva.
Zelar pelo bem-estar e segurança dos indivíduos e de suma importância para assegurar uma maior produtividade no trabalho e maior satisfação na vida familiar e pessoal.
Desde a revolução industrial noséculo (XVIII-XIX)as empresas se preocupavam apenas com a produção, ou seja, os esforços eram apenas em proporcionar uma maior quantidade produzida e a melhorar os meios de produção para aumentar a participação no mercado. O ser humano era apenas um mero coadjuvante n processo produtivo, as condições precárias de trabalho, as longas jornadas diárias assim como a exploração de trabalho infantil eramignorados, o tratamento desumano e os frequentes acidentes faziam parte da vida dos trabalhadores e eram vistos com naturalidade por quem trabalhava.
Os primeiro estudos voltados para diminuir os esforços e melhorar a capacidade produtiva foram desenvolvidos por Frederick Taylor no final do século XIX, surgia então à administração cientifica que visava o estudo da melhor forma de se executar umtrabalho.
Os estudos desenvolvidos por Taylor contribuíram para que as organizações obtivessem um aumento na produtividade.
Estes estudos tiveram como consequência a divisão de tarefas e a especialização dos trabalhos, esta forma de trabalho eliminava esforços desnecessários. O operário trabalharia mais e se cansaria menos, mas as longas jornadas de trabalho e os abusos por parte dos patrões,...
tracking img