Fotografia digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FOTOGRAFIA DIGITAL


Para que tanto megapixel?

Arquivado sob: Fotografia — Evaldo @ 13:07
Tenho ouvido muita gente falando que precisa trocar de câmera digital pois a sua ficou ultrapassada com os novos lançamentos e que está precisando de uma câmera melhor, com mais megapixels, ou que a câmera que possui é ruim pois tem apenas 4 MP.
Na minha humilde opinião isso é geralmente uma grandebobagem, causada muito mais pela campanha promocional das novas câmeras do que pela real necessidade dos consumidores.
Esta minha opinião baseia-se no fato de que a grande maioria das pessoas “revela” (o termo correto seria ampliar, pois revelar refere-se à utilização de processo químico no filme fotográfico, o que não ocorre na fotografia digital) suas fotos digitais no formato / tamanho 10 x 15(cm). Para esse tamanho uma câmera de 1 MP (megapixel) já é o suficiente, conforme fica claro na tabela abaixo*.
[pic]
Com isso fica fácil perceber que pouquíssimas pessoas realmente precisam de uma câmera fotográfica com mais de 4MP. Claro que não é apenas a resolução que tem aumentado nas câmeras digitais, os demais recursos acompanham a evolução, mas o fato é que, novamente, pouquíssimaspessoas utilizam os recursos avançados de suas câmeras.
Outro erro comum é achar que com uma câmera com mais resolução as fotos sairão melhores. Elas só serão melhores se forem ampliadas em formatos realmente grandes. Em uma ampliação / “revelação” 10X15 tanto faz se a câmera tem 4 MP ou 16 MP, o resultado será o mesmo.
Além do mais quanto mais megapixels (resolução) tem a câmera, maior os arquivosgerados por ela, conforme se percebe na tabela abaixo*.
[pic]
Com isso você passa a ter um outro problema, como armazenar as fotos. Por mais que os HDs sejam cada vez maiores, isso tem um preço. Também há a necessidade de se fazer back-up, o que duplica também o problema de espaço de armazenamento. Isso sem mencionar a necessidade de comprar um cartão de memória compatível com a resolução dacâmera. Não adianta dizer que você pode regular a câmera para gerar arquivos menores, pois para isso ela teria de diminuir a resolução e, se é para usar a câmera com uma resolução menor, para que você pagou mais para ter uma câmera com megapixels.
Um fator que deveria ter maior importância na hora de se decidir por qual câmera utilizar é o conjunto óptico, ou seja, as lentes que a câmera usa. Aqualidade da foto depende tanto da resolução da câmera quanto das lentes que ela utiliza. A imagem que vai ser registrada passa obrigatoriamente pelas lentes para chegar ao sensor, da mesma forma que uma pessoa com que precisa de óculos se utiliza deles para enxergar. Assim, fica fácil entender a importância que as lentes têm em uma câmera fotográfica, seja ela digital ou analógica. Não dá paraenxergar direito com os óculos errados dá mesma forma que uma foto não fincará tão boa como deveria se utilizarmos uma câmera com lentes ruins.
Também não existem mágicas no preço das câmeras digitais. Outro dia vi um comercial na TV, de uma dessas empresas que praticamente só vendem pela TV, de uma câmera digital de 12 MP de uma marca sem tradição em fotografia e por menos de R$ 1.000,00. Isso não podeestar certo. O sensor de 12 MP, por si só, deve custar mais do que isso. Provavelmente o que a tal câmera fazia era o que ficou conhecido como interpolação. Um chip na câmera pega uma foto com menos resolução e amplia digitalmente, criando uma foto com mais resolução. É o mesmo que você pegar uma foto de 1 MP e amplia-lo no computador, para gerar uma foto maior e tentar imprimi-lá. Certamente aimagem sairá quadriculada com o que é conhecido como ruído digital.
Veja bem, eu não estou aqui tentando boicotar as fabricantes de câmera digital nem criar uma legião de fotógrafos com câmeras digitais ultrapassadas. Eu mesmo estou na minha quinta câmera digital. Só acho que a evolução tecnológica chegou a um ponto em que uma câmera comum atende os anseios da grande maioria dos fotógrafos e...
tracking img