Foto annateresa fabris

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desafio do olhar- Annateresa Fabris

1- Da Colagem à fotomontagem: John Heartfield

Introduzir na imagem artística um material até então estranho a ela: a imagem da realidade, não mais apenas os tradicionais materiais da arte. Quadros que combinavam pinceladas com objetos do cotidiano, ou que surgiam a partir de recortes de diferentes imagens, criando novos significados e novashierarquias. O capitulo ‘da colagem à fotomontagem’ do texto O Desafio Do Olhar, de Annateresa Fabris, apresenta etapas do processo de desenvolvimento da colagem, da fotomontagem e do corte no cinema, situando seus principais criadores bem como o passado artístico e politico, que serviu como base para esses tipos de trabalhos.
o cubismo e o futurismo já haviam mesclado imagens pictóricas diversascriando um material heterogêneo, que segundo a autora, deu vida à colagem e a escultura polimatérica.
Boccioni propôs no início da década de 1910 ‘introduzir na arte a dimensão real’ , através de manifestos e obras como Fusão de Cabeça e Janela e Cabeça+ Casa+ Luz, que jogavam com a integração entre esculturas e objetos do cotidiano.
Picasso em 1912 apresenta sua primeira colagem, e alguns mesesdepois o francês Braque também cria sua natureza morta com a técnica de papier collé. Entre os autores que analisaram estas obras de Picasso e Braque, Douglas Cooper é quem faz uma definição que se apoia na ideia de que os diversos fragmentos utilizados nas obras, embora tenham origens ‘literais’ e ‘ reais’ ganham significados mentirosos, e criam novas imagens com a mesma força lúdica de objetospintados.
As experiências da colagem e fotomontagem geraram uma tensão entre o real e o artístico, o real e o imitado. Alguns artistas estavam de frente com a possibilidade de mesclar objetos preexistes e criar novas significações, através de um novo ordenamento de significados, ou de uma intervenção artística sobre uma imagem, criando uma nova lógica. A ideia convencional de pintura estava postaem xeque, e o caráter dialético estava cada vez mais forte do que a própria técnica. Para François Laplantine e Alexis Nouss a colagem é portadora de um diferente tipo de beleza, e é uma marca de ruptura com os padrões anteriores de composição, a própria superfície pictórica é literalmente rompida.
A leitura de Edmoun Couchot para as obras de Picasso e Braque, vai de encontro com ideia de que aspublicações de imagens na imprensa e nas revistas, criou nos artistas uma nova visão das imagens, com um olho que absorve as imagens em uma nova realidade, a do período da difusão de imagens e de um novo tipo de comunicação construído em cima de uma diagramação facilmente absorvida. Antes de projetar na tela os artistas já tinham uma noção bem interessante de composição tipográfica. Outroanalista da obra de Picasso é Francis Frascina ,que destaca o caráter subversivo da obra em relação a ideias Simbolista e Neossimbolistas que desprezariam os materiais de cultura de massa, como matérias de acontecimentos sociopolíticos, ficção romântica e anúncios, por exemplo. O que para Picasso serviam como matéria de sua arte.
As colagens fotográficas populares, que surgiram como produto óbvio dafotografia, também poderiam ser fontes de inspiração para Picasso. Essas colagens eram divulgadas em revistas e cartões postais, e não raro apelavam para o excêntrico, pelo bizarro, prenunciando o surrealismo.
Assim como a colagem, a fotomontagem também foi uma criação que não se sabe precisar seu surgimento. Uma das primeiras fotomontagens que a autora Annateresa Fabris descreve, surgiu como umadefesa ao direito de expressão. O artista alemão Grosz com a intenção de comunicar uma ideia que, se exposta com palavras ,seria censurada, utilizou-se de um estratagema que consistia em justapor imagens, criando um significado inteligível ao seu destinatário Heartfield. Como não existem evidencias concretas da existência deste cartão postal, é provável, segundo a autora, que a primeira...
tracking img