Biografia alfred stiieglitz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOBRE O FOTÓGRAFO
1.INÍCIO
O fotógrafo norte-americano Alfred Stieglitz (1864-1946) nasceu em Hoboken, 1864. Ele estudou engenharia na Alemanha e compartilhou técnicas de fotografia com Hermann Wilhelm Vogel em Berlim, 1882, numa época marcada pelo Pictorialismo Fotográfico. Ele foi o artista que, em sua obra, expressou a transição da fotografia pictórica à fotografia moderna. Seuprimeiro e segundo prêmios foram num mesmo concurso para fotógrafos amadores, promovido pela Heliochrome Co. em 1887. Como consequência, publicou seu primeiro álbum de fotogravuras que apresentava cenários de Viena, Paris e Londres, em 1890. No mesmo ano, retornou para Nova Iorque com seu campo de visão voltado para a fotografia.
No início do século XX, a fotografia acompanhou as mudanças no ramoartístico, alinhando-se às propostas modernistas que rompiam com o esteticismo pictorialista e colocavam em prática um projeto contemporâneo que teve forte influência na Europa e nos Estados Unidos - em que Alfred por precursor da transição e elaborou aos poucos uma fotografia direta e pura (straight photography).
Como editor da revista Camera Work de Nova Iorque - onde trabalhava comoutros fotógrafos amadores -, ele ficou convicto de seu trabalho e decidiu seguir esta carreira - baseando-se na mesclar do artesanato com a fotografia. Entre 1902 e 1917, Stieglitz organizou exposições com a ajuda de Edward Steichen, o qual doou o espaço estúdio que se tornou pequenas galerias do movimento de Photo Secession - fundado por Alfred - em 1905, familiarmente conhecido como Galeria 291.Stieglitz queria fazer desta galeria um laboratório de obras altamente pessoais e cheias de sentimentos. Dessa forma, o artista pôde expor seu trabalho que descrevia seu conhecimento desse novo tipo de arte: voltada para o progresso da imagem técnica que era moldada pela autenticidade. Uma de sua obra que ilustra esta arte foram The Steerage e From the Back Window - elas ditam a arte vanguarda queandou paralelamente com o significado estético da atmosfera urbana.
No ano de 1915, a revista 291 apoiou os artistas das vanguardas européias - na mesma época em que surgia o Dadaísmo - destaques para Marcel Duchamp e Man Ray que lançaram revistas vanguardistas como, por exemplo, a New York Dada (Abril de 1915).
Em 1917, em meio a 1ª Guerra Mundial, desenhos e gravuras perderamseu brilho diante da fotografia. A arte moderna propunha, a partir deste novo meio, registrar a passagem acelerada da vida moderna para contemporânea. No período de 17 até 25, Stieglitz fez várias fotografias da artista plástica norte-americana Georgia O'Keeffe que, posteriormente, tornou-se sua esposa - em 1924 (Uma curiosidade: quando Stieglitz aposentou sua câmera (1937), ele havia produzidomais de trezentas fotografias de sua amada O'Keeffe que foram essenciais para o reconhecimento da artista como um ícone das artes plásticas norte-americanas). Enquanto isso, o artista expressava suas ideias modernistas: existia um rompimento de personalidade e a percepção de que a verdade no mundo moderno é relativa e que as fotografias são tanto uma expressão de sentimentos do fotógrafo quanto umaabordagem de um assunto específico. Uma série de fotografias de nuvens - nomeada de Equivalentes - é um exemplo para a segunda ideia descrita. Os retratos do céu soavam como analogias de experiências emocionais do próprio Alfred, transmitindo a filosofia de vida do fotógrafo.
Nos últimos anos de sua vida, Alfred diminuiu o ritmo por conta da sua saúde e tirou fotografias com menosfreqüências, dedicando seu tempo para suas galerias - Anderson Galleries (1921 a 1925), The Intimate Gallery (1925 a 1929) e An American Place (1929 a 1946). Estas fotografias, geralmente feitas da visão de sua janela, esboçaram e enfatizaram as formas geométricas da cidade que concretizavam a natureza fragmentada da vida contemporânea.
É indiscutível o fato do artista ter construído uma ponte de...
tracking img