Forronovos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TURISMO DE EVENTOS: UMA ANÁLISE DO FORRONOVOS



Dalvaci Macena de Azevêdo
Discente da 5ª fase do curso de Bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
dalvaci100por100.gg@hotmail.com

Juciane Azevedo dos Santos
Discente da 3ª fase do curso de Bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
jucianeazevedosantos@gmail.com

Renata de SouzaBarbosa
Discente da 3ª fase do curso de Bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
renata_animada@hotmail.com

Kettrin Farias Bem Maracajá
Professora Ms do curso de Bacharelado em Turismo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
kettrinfarias@hotmail.com




Resumo: O artigo visa analisar o evento Forronovos no ano que o mesmo passou a ser registrado em 2002 eo ano de 2009 ultimo ano a ser relatado, mostrando os pontos positivos e negativos deste evento, com base nesta análise mostrar o que está dando certo e acrescentar o que falta, só assim nos futuros eventos, o turista poderá notar o que realmente foi feito para solucionar os problemas apresentados e assim manter o Forronovos como um dos melhores São João do Nordeste.


Palavras – Chave:Turismo; Eventos; Forronovos; Economia.





1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como finalidade analisar o evento Forronovos, mostrando a importância e a contribuição para o crescimento do turismo na cidade de Currais Novos- RN, principalmente no período junino, avaliando também a infraestrutura, como o evento contribui para a economia da cidade, e sugerir algumas soluções para os problemasencontrados no decorrer da pesquisa.
Abordam-se nessa discussão os conceitos de turismo, eventos, planejamento, e a classificação do evento, dando ênfase ao planejamento do Forronovos para que a cada ano venha demonstrar a sua cultura tradicional e que possa mostrar para o público que é um evento diversificado e organizado.
Apresenta-se também uma discussão sobre a duração do evento,como poderiam ser aproveitados os dias que a Prefeitura de Currais Novos estipulou para a sua realização, como os promotores do evento poderiam organizar as festas, e assim agradar a todos que participam do Forronovos, sejam eles moradores da comunidade ou turistas.
A pesquisa foi basicamente bibliográfica, tendo como base os relatórios do Forronovos cedidos pela secretaria municipal deturismo, em livros que abordam o assunto em questão.


2. TURISMO
O turismo é um fenômeno que vem se desenvolvendo através dos séculos e cada vez mais sua repercussão aumenta, se caracterizando como uma atividade complexa, por ser uma prática social e econômica o que torna mais difícil uma real definição do que seja turismo por isso, alguns autores apresentaram conceitos para tentarexplicar o que é Turismo.
Segundo Hunziker e Kraft Turismo é: “o conjunto das relações e fenômenos originados pela deslocação e permanência de pessoas fora do seu local habitual de residência, desde que tais deslocamentos e permanências não sejam utilizados para o exercício de uma atividade lucrativa principal, permanente ou temporária”. (CUNHA, 1997; In Dias, 2002, p. 23).
O conceitoapresentado sobre o turismo cita elementos que fala sobre o deslocamento, a permanência fora do domicílio, o tempo e o objetivo de se fazer turismo, só que para isso terá que ser levado em conta também outros fatores que serão agregados na viagem. Por sua vez, Beni conceitua o turismo como sendo:

Um elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde e como e a quepreço. Nesse processo intervêm inúmeros fatores de realização pessoal e social, de natureza motivacional, econômica, cultural, ecológica e científica que ditam a escolha dos destinos, a permanência, os meios de transporte e o alojamento, bem como objetivo da viagem em si, para fruição tanto material como objetiva, de enriquecimento existencial histórico-humanístico, profissional, e de expansão de...
tracking img