Trabalho de imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Vibrio Cholerae

O nome Vibrio Cholerae ( vibrio, de virgula e cholerae, de cólera ) refere – se a uma coleção de mais de duzentos sorogrupos 0, denominados 01, 02, 03 e assim por diante. Cadasorogrupo corresponde a uma variedade de antígeno somático 0, que é constituída pela cadeia polissacarídica do LPS. Destas variedades de antígenos 0, somente o sorogrupo 01 era associado à cólera.Entretanto em 1992/93, descobriu – se que o sorogrupo 0139estava responsável por uma grande epidemia de cólera, que se iniciava na índia. Estudos moleculares sugerem que parte dos genes do antígeno 01 foisubstituída pelos genes do antígeno 0139, que resultou na inativação do antígeno 01. Deste modo, o sorogrupo 1039 é, na realidade, um híbrio de V. Cholerae, os demais sorogrupos de V Cholerae nãocausam cólera.

Fatores de Virulência

V. Cholerae é capaz de produzir vários fatores de virulência que contribuem para sua patogenicidade, os quais podem ser divididos em dois grandes grupos:toxinas e fatores de colonização. Entretanto, a capacidade de causar cólera depende, primeiramente, da expressão da toxina que é o principal fator de virulência do V. Cholerae, e do pillus que é um fatorde virulência primordial da colonização do intestino pelo V. Cholerae.

V. Cholerae possui dois cromossomos e, de modo geral, os genes de virulência estão localizados no maio deles. Os genesresponsáveis pela produção da toxina colérica.
As amostras epidêmicas de V. Cholerae também possuem em seu cromossomo uma ilha de patogenicidade denominada VPI ( Vibrio Cholerae Pathogenicity Island) ouilha TCP. Esta ilha compreende um segmento que codifica potencialmente 29 proteinas, incluindo aquelas responsáveis pela produção do pillus TCP.























Patogêneseda cólera

A cólera é transmitida pela via fecal – oral e sua patogenicidade é mediana quase que exclusivamente pela ação da toxina colérica. O período de incubação pode variar de algumas...
tracking img