Resumo atitude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 4 – Atitudes: conceito e formação


As atitudes se formam durante nosso processo de socialização. Decorrem de processos comuns de aprendizagem. Envolvem características depersonalidade ou de determinantes sociais. Podem se formar em conseqüência de processos cognitivos.
Existem inúmeras definições para atitude. A melhor definição de atitude social é: “organização duradoura decrenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto.”
Atitudes sãovariáveis não observáveis, porém diretamente inferíveis de observáveis e integrada por componente cognitivo(o objeto tal como é conhecido), componente afetivo (o objeto como alvo de sentimento pró oucontra) e componente comportamental (a combinação de cognição e afeto como instigadora de comportamentos dadas determinadas situações).
O componente cognitivo: é constituído pelas crenças e demaiscomponentes cognitivos (conhecimento, maneira de encarar o objeto, etc.) relativos ao objeto de uma atitude, pois que é necessário que se tenha alguma representação cognitiva deste objeto. Pessoas queexibem atitudes preconceituosas, por exemplo, têm uma série de cognições acerca do grupo que é objeto de sua discriminação.
O componente afetivo: é o mais nitidamente característico das atitudes,definido como sentimento pró ou contra um determinado objeto social. Cada pessoa acrescenta uma conotação afetiva às suas cognições acerca de um determinado assunto.
O componente comportamental: asatitudes criam um estado de predisposição à ação que, quando combinado com uma situação específica desencadeante, resulta em comportamento. Mas nem sempre se verifica coerência entre os componentescognitivo, afetivo e comportamental das atitudes.
De acordo com as teorias psicossociais os três componentes das atitudes devem ser internamente consistentes. Entretanto, não raro se verificam certas...
tracking img