FORNO SOLAR ALTERNATIVO FOLETO INFORMATIVO REVISADO

3143 palavras 13 páginas
FORNO SOLAR ALTERNATIVO E ANTIPOLUIDOR
PROFESSOR LÚCIO GALVÃO E NATURALISTA JOSÉ ALBANO

FORNO SOLAR
VOCÊ AINDA VAI TER O SEU
O forno solar não é novidade. Existem vários tipos, do artesanal ao industrializado. Nosso objetivo, no entanto, é divulgar um modelo de forno solar barato, simples e que utiliza alguns materiais reciclados que, ao invés do destino ser os lixões, poderão ser reutilizados de forma racional e produtiva. Como exemplo destes materiais poderemos citar: caixas de papelão, cabos de vassoura, jornais, revistas, sacos plásticos e placas metálicas. Qualquer pessoa que tenha um mínimo de habilidade com ferramentas básicas (como martelo, serrote, tesoura) poderá montar seu próprio forno.
Com o forno solar alternativo, o cozimento utiliza a luz do sol como fonte de energia. É uma forma de economizar na queima de combustível fóssil (GÁS BUTANO), diminuir a derrubada de árvores para a formação de carvão vegetal, ajudando assim a proteger o planeta e os indivíduos responsáveis pelo cozimento terão mais tempo livre para atuar em outras atividades.
Inventado na Suíça, em 1767, pelo naturalista Horace de Saussure, o forno solar levou séculos para ser difundido pelo mundo. Sua evolução deu um passo decisivo com a utilização de caixas de papelão e o uso de plásticos por duas pesquisadoras americanas, Bárbara Kerr e Sherry Cole.

O QUE É O FORNO SOLAR
O forno solar alternativo consta de uma caixa de papelão de, no mínimo, 35 por 45 cm, por não mais que 20 cm de fundura, sem tampa, forrada de papel alumínio, contendo no fundo uma chapa de metal pintada de preto, apoiada sobre pequenos calços de madeira. Sobre essa chapa são colocadas as panelas, também pintadas de preto, e com tampas de encaixe para reduzir a saída de vapor. Essa caixa é colocada dentro de uma outra caixa de papelão, maior e mais funda (7 a 10 centímetros para cada lado e para baixo), toda forrada com material isolante térmico como jornal picado, lã de vidro, algodão grosso, palha seca ou

Relacionados