3 FICHAMENTO P Blico Massa E Multid O

439 palavras 2 páginas
José Ulisses da Silva Junior
3º Período - Comunicação Social - Relações Públicas
Teoria das Relações Públicas Público, Massa e Multidão
Gian Danton

O texto Público, massa e multidão de Gian Danton, começa fazendo menção ao texto de Edgar Alan Poe, "O homem das Multidões". Danton diz que Alan Poe antecipou em muitos anos a discussão sobre a sociedade de massa.
Em 1840, o escritor norte-americano Edgar Alan Poe publicou um texto, depois classificado pelos organizadores de suas obras completas como conto filosófico. "O Homem das Multidões" é narrado por um homem que vai a Londres fazer um tratamento de saúde e se diverte observando, do saguão do hotel, a multidão que passa na rua.
No começo, o narrador vê apenas uma massa indistinta. Em breve, porém, desce aos detalhes e consegue ver padrões de roupas, comportamentos, jeitos de andar. Vários públicos se descortinam à sua frente: escreventes, homens de negócio, advogados, homens de lazer...
A certa altura, um homem chama sua atenção. É um velho entre 60 e 70 anos. Sua fisionomia apresenta um misto de triunfo, alegria, terror e desespero.
A impressão causada pelo personagem é tão forte, que o narrador passa a segui-lo. O homem envereda pela rua repleta de gente e, chegando à praça, passa a andar em círculos, confundindo-se com a multidão. Quando o fluxo diminui, o velho se sente angustiado e procura outra multidão. A narrativa acompanha durante toda a noite sua busca por agrupamentos humanos.
No final, o escritor o abandona com um comentário: "Esse velho é o tipo e o gênio do crime profundo. Recusa estar só. É o homem das multidões. Seria vão segui-lo, pois nada mais saberei dele, nem de seus atos. O pior coração do mundo é mais espesso do que o Hortulus Animae e talvez seja uma das grandes misericórdias de Deus o fato de que ele jamais se deixa ler".
Donton diversos pensadores, entre eles Gustav de Le Bon, Scipio Sieghele e Gabriel Tarde, que por sua vez, discorda do ponto de vista

Relacionados