Fornecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as trajetórias de um produto após o momento da colheita? Quais caminhos podem ser mais rentáveis para os produtores rurais?
Um fluxograma elaborado por técnicos da CeasaMinas busca respondera essas perguntas, decifrando as várias alternativas de comercialização. A ferramenta funciona como um guia principalmente para os produtores rurais do setor de frutas, legumes e verduras (FLV). Otrabalho foi elaborado pelo chefe do Departamento de Operações da CeasaMinas, engenheiro agrônomo Gustavo Costa Almeida, e o orientador de mercado, Davi Benedito.
De acordo com Almeida, é necessário queo produtor conheça melhor o leque de comercialização, algo ainda desconhecido para muitos deles. “Além do produtor, os varejistas e atacadistas também serão beneficiados com a possibilidade deplanejar até qual ponto podem chegar diante do trajeto de comércio exposto pelo fluxograma”.
O fluxograma vem para mapear o mercado e tem um caráter estratégico. “É preciso entender o que acontece com osprodutos quando saem das lavouras até chegarem na mesa do consumidor”, destaca Gustavo ao classificar a importância do fluxograma para maior orientação dos usuários da Ceasa.
As alternativas decomercialização de frutas e hortaliças por um produtor rural são muitas e podem trazer inovação à produção de muitos deles. Após ser colhido, os três principais destinos de um produto são as Ceasas, oPrograma de Aquisição de Alimentos (PAA) e o mercado varejista.
Dentro das Ceasas, o produtor tem como uma das opções a comercialização dentro do Mercado Livre do Produtor (MLP). Em geral, esse espaço,também conhecido como “pedra”, é aberto apenas a agricultores dos próprios estados. O MLP, segundo Gustavo Almeida, é marcado por vendas mais “picadas”, clientela ampla e diversificada, fazendo desseespaço uma fonte mais segura de comercialização.
Outra alternativa é o mercado de lojas atacadistas nos entrepostos, caracterizado por vendas rápidas, em escala e com bons lucros. “Entretanto, a...
tracking img