Fornecedores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ERA DA GLOBALIZAÇÃO

 
Objetivo
 
Esta lição mostrará como a globalização afetou o socialismo. Quais foram as dificuldades que o socialismo trouxe, como foi a reação da economia e este regime. Como foi o fim da União soviética e como os outros países socialistas foram afetados.
 
AS DIFICULDADES DO SOCIALISMO REAL
 
Muitos dos problemas do sistema socialista começaram a surgir: baixaprodutividade econômica, corrupção, ausência de democracia. Na indústria iniciaram-se experimentos que visavam dar maior autonomia as empresas estatais e aumentar o envolvimento do operário na produção. Como incentivo, por exemplo, foram criadas diferenciações salariais.
 
Essas medidas mostraram-se insuficientes. Era preciso adaptar-se as novas condições impostas pela revolução tecnológicabaseada nas aplicações da microeletrônica e das telecomunicações.
 
Para completar havia o problema da falta de liberdade. De certo modo, apesar de já contar com mais de 50 anos de práticas não-capitalistas, a URSS continuava a funcionar como a antiga autocracia czarista. Até mesmo as greves estavam proibidas, o que parecia um contra-senso em um regime que se dizia favorável aos trabalhadores.
 
Aisso somava-se o fato de a União Soviética, envolvida com a guerra fria, ter buscado a auto-suficiência econômica e a troca entre países socialistas. É certo que o avanço da pesquisa cientifica foi sempre muito intenso no país. Mas isso não significou efetivamente novos processos de produção. Boa parte dos esforços era dirigida para a industria bélica e a corrida armamentista. A produçãoindustrial crescia, mas acentuava-se uma defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas desenvolvidos, sobretudo os Estados Unidos, a Alemanha Ocidental e o Japão.
 
A burocracia e a estagnação da URSS
 
O sistema socialista desapareceu do leste europeu em um tempo relativamente curto, com conseqüências graves para a maioria de sua população. O que levou sete décadas para ser construído foieliminado em apenas três anos.
 
O grande responsável por tal mudança foi o próprio processo de transformação operado nas sociedades dos países socialista pelo regime comunista. Trata-se do aprimoramento do processo de formação dos cidadãos realizado pelo regime comunista durante décadas.
 
Com efeito, se os anos de socialismo real, foram capazes de transformar a União Soviética na segundagrande potencia mundial, também criaram um novo grupo social privilegiado, uma elite composta por generais, oficiais superiores, alta funcionários do partido e do Estado, membros dos soviéticos, diretores de fabricas, escritores, artistas, compositores e cineastas. Essa elite tinha muitos privilégios: clínicas lojas e serviços especiais, salas reservadas de embarque em estações e aeroportos, meiospróprios para receber produtos escassos no mercado.
 
Essa casta privilegiada chamada de nomenklatura, não sentia as dificuldades da maioria da população. Formada por um grupo fechado da alta burocracia, defendia a manutenção da ditadura do partido único, de modo a impedir que os cidadãos controlassem o funcionamento dos órgãos do Estado.
 
A conseqüência disso foi a desagregação da sociedade.Abalaram-se os funcionamentos da vida familiar. O alcoolismo e outras drogas atingiram os jovens, reduziu-se a natalidade, cresceu a mortalidade, aumentou os suicídios e as doenças psíquicas.
 
A Perestroika e a Glasnost
 
Em 1985, assumiu-se a direção do Partido Comunista um dirigente com propostas inovadoras que foi o Mikhail Gorbatchev.
 
Mikhail não pretendia desmantelar o socialismo real,queria apenas melhorá-lo em sua estrutura.
 
Essa mudança começou por renovar a cúpula do partido comunista, por dar liberdade  aos dissidentes políticos.  Ele anunciou sua disposição de promover uma transformação geral da sociedade, por meio da Perestroika e da glasnost. A Perestroika buscava a implantação de métodos mais eficientes de gestão da economia. Com a glasnost, a censura foi...
tracking img