Formulas quimicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em Química, as fórmulas consistem num conjunto de símbolos (caracteres, sinais) e algarismos que indicam características estruturais de uma substância.

As fórmulas químicas são escritas utilizandoo símbolo do elemento químico (e.g. C, S, Ca), seguido de um algarismo em índice inferior. Esse algarismo (que se omite quando é 1) indica a quantidade relativa ou a proporção molar ou atómica desseelemento presente na substância. Por exemplo, a água apresenta a fórmula química H2O, o que indica que o composto é constituído pelos elementos hidrogénio (H) e oxigénio (O), em que o algarismo 2 queaparece em índice inferior após o hidrogénio indica que este elemento encontra-se numa proporção molar ou atómica de 2:1 em relação ao oxigénio. Note-se que, neste caso o algarismo que segue ooxigénio encontra-se omitido uma vez que corresponde a 1.

As notações das fórmulas químicas foram essencialmente desenvolvidas a partir dos trabalhos do químico sueco Jöns Jakob Berzelius, que éconsiderado um dos pais da Química moderna. Berzelius, em 1813, recomendou que na notação dos elementos se utilizassem caracteres (letras) em detrimento de determinados símbolos utilizados até então, uma vezque seria muito mais fácil escrever uma palavra abreviada do que desenhar uma figura. Assim, de acordo com Berzelius, o símbolo de um elemento químico corresponderá às iniciais do nome desse elemento emlatim, e para descrever substâncias obtidas pela combinação de elementos utilizam-se algarismos para indicar as proporções em que se encontram.

A fórmula empírica é a fórmula química mais simplese expressa a composição de um determinado composto em termos de proporções relativas dos elementos químicos presentes. Por exemplo, a fórmula empírica do benzeno é CH, indicando que neste composto osátomos de carbono (C) e hidrogénio (H) estão na proporção de 1:1. Existem também compostos como, por exemplo, o eteno (C2H4), o buteno (C4H8) e o cicloexano (C6H12) que apesar de terem diferentes...
tracking img