FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES E SABERES DA DOCÊNCIA

377 palavras 2 páginas
RESUMO DO TEXTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADES E SABERES DA DOCÊNCIA

OBJETIVOS DO TEXTO: Este texto tem como propósito indicar uma reflexão em relação a formação de professores qualificados e capacitados enquanto mediadores nos processos de construção da cidadania do aluno os transformando diferentemente quando o assunto é fracasso e desigualdades escolares. Segundo o texto, os professores devem ser vistos assim e não como simples técnicos ou monitores de programas pré-elaborados. E para isso é proposto repensar na formação desses mediadores que deve ser contínua. Nas décadas de 70 e 80 a teoria da reprodução explicou a causa do fracasso escolar, não foi suficientemente, pois as mediações da prática pedagógica que reproduz a desigualdades escolares podem ser encontradas não apenas na pratica pedagógica, mas na atuação dos alunos,docente, administrativa, politicas e etc.
A profissão de professor foi se transformando conforme as necessidades impostas pelas sociedades, adquirindo novas características para responder as demandas, para isso, é importante a prática pedagógica possibilitar que o professor construa seus saberes-fazeres a partir das necessidades cotidianas. A Identidade do professor tem um caráter dinâmico o que faz o professor estar sempre pesquisando e analisando novas luzes para a construção dessa identidade.
Quando os alunos chegam em um curso inicial de formação de professores, chagam com um saber do que é um professor. Estes colocados no texto como os saberes da docência, são frutos de experiências que tiveram em toda vida escolar. O conhecimento também faz parte desses saberes, conhecimento que não deve ser reduzido a informação, que propõem uma reflexão para um progresso e desenvolvimento para a produção de novas formas de existência e de humanização. Saberes pedagógicos não servirão de nada se antes não houver uma pratica pedagógica como diz: Houssaye “ A especificidade da formação pedagógica, tanto a inicial como a contínua, não é

Relacionados

  • trab
    5508 palavras | 23 páginas
  • Violencia contra mulher
    8973 palavras | 36 páginas
  • Inclusão digital, desafios dos professores numa escola referencia.
    54942 palavras | 220 páginas