Formação da rede regional de abastecimento do rio de janeiro: a presença dos negociantes de gado 1801 - 18011

1964 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
UNIRIO/CEDERJ

HISTÓRIA DO BRASIL II

ALUNO: LEANDRO DE ARAÚJO DIAS

Rio de Janeiro, o centro formador da rede regional de abasteciomento com foco nos comerciantes de gado dos primórdios do século XIX.
Leandro Araújo Dias

O artigo intitulado, “Formação da rede regional de abastecimento do Rio de Janeiro: a presença dos negociantes de gado (1801 – 1811)” é um texto de autoria do professor e pesquisador da FEA/USP, Renato Leite Marcondes e tem por objetivo discorrer sobre o comércio de abastecimento interno carioca no início do século XIX. O foco deste estudo é o mercado de gado para o Rio de Janeiro, com fundamento nos registros de cobrança de uma determinada porcentagem sobre os animais que se deslocavam entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Esse atigo, destina-se assim a pesquisadores, professores e alunos (de graduação e pós-graduação) das áreas de ciências Humanas e Sociais, e pode ser utilizado também com proveito em pesquisas na área das ciências exatas, uma vez que, o referido texto é composto por significativa parte numérica relativo as transações do comércio de gado.
Nesse contexto, o presente artigo está dividido em três partes. A primeira versa sobre a taxa que era cobrado sobre o gado no caminho que este percorria até chegar ao Rio de Janeiro. Posteriormente o artigo discorre sobre o volume de animais e as suas possíveis fontes de suprimentos no período compreendido entre 1801 – 1811. E por fim, o texto analisa a importância do papel do comerciante de gado na formação do centro regional de abastecimento do Rio de Janeiro.
Na introdução, o autor procura caracterizar o comércio e a rede de abastecimento de gado do Rio de Janeiro, onde este representava ser o mais relevante centro urbano e comercial brasileiro nos primeiros anos do século XIX, particularmente após a mudança da corte portuguesa em 1808. Período que

Relacionados