Formas de poder segundo maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES


1- Discrimine, descreva e exemplifique as formas de poder segundo a classificação de Maquiavel.

Segundo Maquiavel, as formas de poder são:

REPÚBLICA: caracterizada pela temporalidade do poder e seu exercício é atribuído ao povo. Outra característica marcante é que ninguém ocupa o maior cargo de uma República se não for através de eleições, portanto está intrinsecamente ligadaa um partido ou a uma coligação de partidos políticos. A República pode ser subdividida em:
REPÚBLICA DIRETA: onde a população exerce diretamente as funções do Estado.
Exemplo: Catões da Suíça onde a população se reúne em assembléia ou indiretamente em que a comunidade elege seus representantes.
REPÚBLICA PRESIDENCIAL: onde o presidente ocupa a função de Chefe de Estado e Chefe de Governo.REPÚBLICA PARLAMENTAR: em que as funções são divididas, ficando o presidente com a função de Chefe de Estado e o Conselho de Ministros com a chefia de governo.
MONARQUIA: que é marcada pela vitaliciedade do poder, que é confiado a uma pessoa física, no caso monarca ou rei, que está no cargo não pelo consenso da coletividade, mas por razões históricas tradicionais, por esse motivo o monarca estádesvinculado de partidos ou coligações políticas.
Quanto à extensão do poder
A Monarquia pode ser subdividida em:
MONARQUIA ABSOLUTA: o poder está centrado nas mãos do rei e sujeito a suas arbitrariedades.
MONARQUIA DE ESTAMENTOS (OU DE BRAÇOS): é aquela em que o rei descentraliza certas funções que são delegadas a elementos da nobreza reunidos em Cortes, ou órgãos semelhantes que funcionamcomo desdobramentos do poder real. Forma de governo antiga típica da Monarquia feudal. Exemplo: Suécia até 1.918.
MONARQUIA CONSTITUCIONAL: é aquela em que o rei só exerce função do Poder Executivo ao lado dos Poderes Legislativos e Judiciário, nos termos de uma Constituição escrita.
Exemplo: Bélgica, Holanda, Suécia, Brasil Império.
MONARQUIA PARLAMENTAR: é aquela em que o rei não exercefunção de governo - o rei reina, mas não governa - segundo a fórmula dos ingleses o Poder Executivo é exercido por um Conselho de Ministros responsável perante o Parlamento, ao rei se atribui um quarto poder - Poder Moderador - com ascendência moral sobre o povo e sobre os próprios órgãos governamentais, um símbolo vivo da nação, porém sem participação no funcionamento da máquina estatal.

2.Busque em reportagens (pode ser digital - não se esqueça de colocar o link) de pelo menos 3 exemplos de formas de poder.

1) Proclamação da República no Brasil
( Link: http://www.jidc.com.br/noticia/ler_noticia.php?cod=13712)
No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais emprocesso. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia
A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:
- Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;
-Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;
- A classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes,artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;
- Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham...
tracking img