Formas de linguagem do direito e advogado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1

A LINGUAGEM JURÍDICA E A COMUNICAÇÃO ENTRE O ADVOGADO E SEU CLIENTE NA ATUALIDADE¹
Suzana Minuzzi Reolon

RESUMO

O presente trabalho foi idealizado em função de sua extrema relevância para qualquer pessoa que pretenda ingressar no mundo jurídico. São apresentadas questões básicas a respeito da linguagem jurídica e de como se dá a comunicação no meio jurídico, especialmente a realizadaentre o advogado e seu cliente na atualidade. Como é a partir desse primeiro contato entre o advogado e seu cliente que nasce uma pretensão a uma atividade jurisdicional, é importante que seja estabelecido entre eles uma compreensão de parte a parte. E o principal instrumento para que essa comunicação seja concretizada de uma forma eficaz, pode-se dizer que depende da habilidade do advogado emfazer uso de sua principal ferramenta que é a palavra. Para isso, foram abordadas de uma forma geral, questões relativas à linguagem e à comunicação, tendo em vista uma abordagem mais específica relativa ao processo de comunicação entre o advogado e seu cliente.

Palavras-chave: Linguagem Jurídica. Comunicação Jurídica. Entrevista com o Cliente. “Juridiquês”.

_________________________
1Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Aprovação, com grau máximo, pela banca examinadora composta pelo orientador Prof. Moacir Costa de Araújo Lima, Prof. João Carlos Krahe e Prof. Álvaro Vinícius Paranhos Severo, em 17 de novembro de 2010.

2

1INTRODUÇÃO

O Direito é a ciência social que está presente no cotidiano da vida das pessoas, mesmo que elas não percebam: seja na hora do nascimento de uma vida humana, seja quando faz uma compra numa loja, seja quando paga seus impostos, seja quando ocorre um acidente de trânsito, seja quando há uma briga entre vizinhos, seja na hora da morte de um ente querido, apenas para exemplificar.Dependendo do acontecimento, este será “encaixado” em algum ou alguns dos ramos do Direito.

O

Direito,

por

ser

uma

ciência

interdisciplinar

que

se

comunica

principalmente com a filosofia, a sociologia, a política, a ética, a linguagem dentre outras, torna-se um elemento de evolução da própria história de um país. Daí a importância do conhecimento e de toda uma postura dosoperadores do direito, como protagonistas deste processo de evolução.

O principal instrumento que o advogado vai usar para se comunicar é a linguagem, sua única “arma” para que possa concretizar seu conhecimento e interagir com seus clientes e também com os demais operadores do Direito. A linguagem utilizada pelo advogado, por ser muito técnica, pode dificultar a comunicação entre o advogado eseu cliente, pois o cliente, nem sempre, ou na maior parte das vezes, tem qualquer conhecimento jurídico (e nem deve ter, por isso contrata um advogado). O advogado, por sua vez, pode não perceber que a comunicação está falhando ou mesmo não está acontecendo. Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas pretende fazer uma análise de alguns principais pontos para que a comunicaçãoseja um pouco mais efetiva entre os operadores do direito, especialmente entre o advogado e seu cliente, ponto de partida da maior parte das lides.

Não se pode perder de vista que o cliente de um advogado pode ser uma pessoa natural, com o mais variado grau de instrução e de entendimento a respeito do mundo, como também uma pessoa jurídica, também com uma variedade infinita de característicaspróprias, de acordo com a área de atuação no mercado. Claro que, mesmo sendo uma pessoa jurídica, será representada também por uma

3

pessoa natural, que trará toda uma bagagem de conhecimento bastante diversificada. Mais uma vez, o papel do advogado torna-se complexo justamente por essa necessidade de interação com um público que pode variar bastante em seu aspecto social, cultural,...
tracking img