Formas de financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES DE FINANCIAMENTO - A necessidade de capital para o financiamento das operações de longo prazodas empresas é suprida pela captação de recursos ou pela utilização de recursosgerados internamente. As empresas utilizam várias maneiras distintas definanciamento:
1.
Financiamento
Interno – retenção de lucros
;
2.
Financiamento
Externo
por meio de
dívida

capital de terceiros;3.Financiamento
Externo
por meio de emissão de
ações

mercado decapitais
: emissões primárias, particulares ou públicas;
4.
Financiamento
Externo
por meio de instrumentos
híbridos
, que mesclamdívida e capital próprio (obrigações conversíveis em ações, por exemplo).
O tipo de financiamento está relacionado ao estágio da empresa em seu ciclode vida:
1.
Início – Capital Próprio: asempresas ou negócios começam com o capitaldos empreendedores. Como não podem dar garantias, dificilmente obtêmempréstimos para seus investimentos iniciais.
2.
Crescimento –
Venture Capital
(Capital de Risco); Abertura de Capital(
IPO
s –
Initial Public Offerings
): o capitalista de risco surge quando asempresas começam a crescer e necessitam intensamente de recursos.Como ainda não têm acesso acrédito, geralmente buscam noscapitalistas de risco sócios com capacidade financeira para realizar osaportes necessários.
3.
Amadurecimento – Lucros Retidos, Dívida (Capital de Terceiros): namaturidade, os resultados se tornam mais previsíveis e as empresaspassam a investir em ativos, que podem ser dados em garantia deempréstimos.
4.
Declínio – Poucos Projetos, Menor Necessidade de Capital:recompra deações, dividendos extraordinários (desinvestimento). Poucos projetoslevam as empresas a destinar um percentual maior dos lucros comodividendos, ou mesmo a realizar recompra de ações.Muito se falou aqui em maximização de valor para os acionistas. A seguir seráapresentado o conceito de valor da empresa.

O BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresapública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.
Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médiasempresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano.
O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadase destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico.
Em seu Planejamento Corporativo 2009/2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos osempreendimentos apoiados pelo Banco.
Assim, o BNDES reforça o compromisso histórico com o desenvolvimento de toda a sociedade brasileira, em alinhamento com os desafios mais urgentes da dinâmica social e econômica contemporânea.
http://www.bndes.gov.br

Serviços

Como todas as atividades econômicas no país, a área de comércio e serviços vem passando por intenso processo de modernização, buscandogerar empregos e ofertar mercadorias de qualidade a preços competitivos. Atento a esta realidade, o BNDES disponibiliza linhas de apoio financeiro adequadas às empresas de todos os portes que atuam na área de comércio e serviços. O objetivo é fomentar, estruturar e acompanhar o desenvolvimento de projetos relativos ao setor, sempre visando ao aumento da produtividade e eficiência das empresas...
tracking img