Formacao dos partidos politicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BREVE HISTORIAL DE ANGOLA
A Chegada dos Portugueses
Os portugueses, sob o comando de Diogo Cão, no reinado de D. João II, chegam ao Zaire em 1484. É a partir daqui que os portugueses iniciam a conquista desta região de África, incluindo Angola. O primeiro passo foi estabelecer uma aliança com o Reino do Congo, que dominava toda a região
O primeirogovernador de Angola, Paulo Dias de Novais, procura delimitar este vasto território e explorar os seus recursos naturais, em particular os escravos. A penetração para o interior é muito limitada. Em 1576 fundam São Paulo da Assunção de Luanda, a actual cidade de Luanda. Angola transforma-se rapidamente no principal mercado abastecedor de escravos para as plantações da cana-de-açúcar do Brasil.A colonização efectiva do interior só se inicia no século XIX, após a independência do Brasil (1822) e o fim do tráfico de escravos (1836-42), mas não da escravatura. Devido à ausência de vias de comunicação terrestes,
as campanhas de ocupação do interior são feitas através dos cursos fluviais. As fronteiras de Angola só são definidas em finais do século XIX
FORMACAO DOSPARTIDOS POLITICOS

A actividade política e a resistência nacionalistas armada inicialmente surgiram pelas mãos da União dos Povos de Angola (UPA), um antecessor da FNLA.
Em Luanda e nas cidades do litoral havia muito que associações muito mais antigas expressavam o sentimento nacionalista da população africana de Angola. Este nacionalismo com base urbana incorporava igualmente assimilados emestiços de Luanda e de Benguela, que na década de 1910 organizaram a Liga Angolana e nos anos 40 o movimento Vamos Descobrir Angola, liderado por pessoas como Viriato da Cruz que mais tarde seriam um dos fundadores do MPLA.
A década de 1960 assistiu a um importante confronto entre o regime colonial português e o nacionalismo angolano. O país passou também pelas primeiras divisões no seio domovimento nacionalista que iriam marcar a vida política em Angola durante muitos anos. Os protagonistas eram a FNLA, o MPLA, que mais tarde tentou reclamar a responsabilidade por um ataque a uma prisão de Luanda a 4 de Fevereiro de 1961, e a UNITA, que apareceu em meados dos anos 60. A data do ataque à prisão seria depois celebrada oficialmente como o começo da luta armada.
A luta anti-colonialdesencadeada em 1961 foi desenvolvida com tácticas de guerrilha, cujo alcance foi crescendo do norte para o leste do país. Na frente diplomática os nacionalistas trabalhavam a partir de bases em Leopoldville (actualmente Kinshasa), Conakry e Brazzaville, bem como de Lisboa e Paris. A FNLA recebeu apoio político e militar de países africanos, da China e dos EUA. Em 1962 formou um Governo Revolucionáriode Angola no Exílio (GRAE) que a Organização de Unidade Africana (OUA) começou por reconhecer como o sucessor legítimo do governo colonial. Mais tarde alguns países africanos transferiram as suas simpatias e apoios para o MPLA que, embora detivesse um registo militar fraco e uma liderança muito disputada internamente, gradualmente ultrapassou politica e diplomaticamente os seus rivais até atingira proeminência em 1975.
A FNLA estava tão sujeita a dissensões internas quanto o MPLA e em 1964 Jonas Savimbi abandonou o governo provisório do qual fizera parte como Ministro dos Negócios Estrangeiros. Acusava os dirigentes da FNLA de serem militarmente ineficazes e muito dependentes dos EUA. Denunciava igualmente a existência de nepotismo e a liderança autoritária de Holden Roberto. E em1966, após uma visita a vários países comunistas, fundou a UNITA. Savimbi criou a sua base de apoio no centro e sul do país, com a exploração dos sentimentos de exclusão do maior grupo étnico de Angola, os ovimbundu. Começou por conduzir pequenas operações de guerrilha dentro de Angola e acabou estabelecendo uma rede de apoiantes no exterior.
Nenhum dos movimentos armados conseguiu ameaçar...
tracking img