Fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1


Introdução


Pintura Eletrostática é a pintura de alta produção e fino acabamento, com revestimento em pó nas versões epóxi, poliéster e híbrido. Diferencia-seconsideravelmente da pintura com tinta líquida, notadamente nos métodos de aplicação e na resistência do filme.

   Ela se caracteriza pela fácil aplicação, através de um processo eletrostático, nãoexigindo mão de obra especializada. O pó adere perfeitamente às peças mesmo em pontos de difícil acesso, como cavidades e reentrâncias e etc.

   Após a aplicação, quando a peça ésubmetida ao aquecimento, as partículas de pó aderidas se fundem formando uma película plástica uniforme, com espessuras que variam de 40a 100 mícron. Essa película não amolece mesmoquando submetida a reaquecimento.

   O tempo de cura varia de 10 a 30 minutos, a temperatura entre 150°C a 200°C. A pintura com o revestimento em pó, a base de resina epóxi, poliéster ehíbrido é, portanto, a solução ideal para problemas de decoração, proteção de superfícies metálicas, mesmo as mais complexas.

As tintas em pó originaram-se na década de 1950, desenvolvida apartir de resina sólida do tipo epóxi, com o objetivo de oferecer vantagens em relação aos sistemas conhecidos no acabamento de manufaturados industriais.

Inicialmente eramutilizados máquinas e equipamentos para homogeneização e moagem que não permitiam total fusão dos componentes da formulação resultando em misturas heterogêneas e conseqüentemente causando sérios problemasna aplicação e alto custo de produção.

Em virtude destas dificuldades, foram abandonadas todas as experiências até a década de 1960, quando a SHELL resolveu retomar este trabalho,atuando no desenvolvimento de novas resinas e processos de produção . Após 5 anos de dedicadas experiências e já na era do desenvolvimento do plástico, foi adequada a...
tracking img