Fontes e formas de energias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fontes e Formas de Energia

Introdução: Energia está em tudo que nos rodeia! Nestas situações associa-se energia à saúde ou à atividade. Exemplos: Vou dormir para recuperar energia para amanhã!Hoje estou cheia de energia.
Não me sinto bem! Estou sem energia …
Diariamente, ouvimos ou lemos frases como: É necessário resolver o problema energético . A água é uma energia limpa. O carvão éuma energia suja. Em frases como estas, a palavra energia é utilizada como sinônimo de fonte de energia .
Fontes de Energia

As fontes de energia podem classificar-se em: Fontes de energiaprimárias – quando ocorrem livremente na Natureza. Ex.: Sol, água, vento, gás natural, petróleo bruto.
Fontes de energia secundárias – quando são obtidas a partir de outras. Ex.: eletricidade, gasolina,petróleo.
As fontes de energia primárias podem ser:
Fontes de energia renováveis: são aquelas que se renovam continuamente na Natureza, sendo, por isso inesgotáveis.
Fontes de energia nãorenováveis: são aquelas cujas reservas se esgotam, pois o seu processo de formação é muito lento comparado com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas.

Fontes de energia renováveis:
O Sol: Estaenergia pode ser utilizada para produzir: Calor através de coletores solares. Eletricidade através de painéis fotovoltaicos.
O vento: Esta energia pode ser utilizada para produzir eletricidade atravésde aerogeradores.
A biomossa: Esta consiste no aproveitamento da energia acumulada nos combustíveis tradicionais (lenha) e em algumas plantas com elevado teor energético (milho, cana-de-açúcar).
AÁgua: A energia da água pode ser aproveitada recorrendo aos modernos recursos da ciência e tecnologia. Por isso constroem-se barragens hidroelétricas para produzir eletricidade.
As marés: Oaproveitamento desta energia pode ser feito através de centrais elétricas que funcionam por ação da água das marés. É necessário uma diferença de 5 metros entre a maré alta e a maré baixa para que este...
tracking img