Fontes radioativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
t




TIPOS DE FONTES E MODOS DE EXPOSIÇÃO

Profa MSc Sandra A Bellintani




1 INTRODUÇÃO

O uso de fontes de radiação resulta, com quase certeza, em algum grau de exposição de pessoas. As doses resultantes e, em última análise, os riscos a que estão expostos os indivíduos irradiados, dependem de fatores diversos relacionados com as propriedades das fontes de radiação e dasrelações das pessoas com as fontes. Medidas eficazes de proteção podem ser tomadas somente com base no conhecimento destes dois conjuntos de fatores: características das fontes; relação espaço-temporal e funcional das fontes com os indivíduos potencialmente expostos. É assim, por exemplo, que se pode optar pela alternativa correta, entre blindar uma fonte de radiação ou cobrir os indivíduos commateriais de blindagem; é assim também, que se pode reconhecer os riscos de irradiação e contaminação associadas com uma fonte e decidir quais medidas preventivas adotar.






2 TIPOS DE FONTES

As fontes de radiação ionizante de maior interesse para a radioproteção são os aparelhos de R-X, as substâncias radioativas, os aceleradores de partículas e os reatores nucleares.

As fontes maiscomuns nas instituições da área de saúde são as substâncias radioativas ou radioisótopos, os aparelhos de R-X e os aceleradores de partículas.

As duas últimas têm em comum o uso da eletricidade como fonte de energia para criar feixes de partículas subatômicas que são convertidos em radiação eletromagnética ou são utilizados diretamente para irradiar tecidos ou outros materiais. Nos aparelhosde R-X , um filamento de lâmpada produz um feixe de elétrons que é acelerado num campo elétrico e lançado contra um alvo metálico de número atômico elevado e densidade alta. Ao atingir o alvo, os elétrons são freados, emitindo sua energia cinética na forma de “bremsstrahlung”, a radiação de freamento que é o R-X. A energia desta radiação depende da energia cinética dos elétrons, ou seja daintensidade do campo elétrico que acelera os elétrons; a intensidade da radiação depende do número de elétrons no feixe, ou seja da intensidade da corrente de elétrons.

Nos aceleradores de partículas, gases ionizados são injetados em um campo magnético onde são acelerados e lançados contra um alvo onde provocam reações nucleares.

Estes dois tipos de aparelho são fontes de radiação somente enquantoestão conectados à rede elétrica.

As fontes de radiação constituídas de substâncias radioativas, ao contrário, emitem radiação contínua e independentemente da ação do homem, até que todos os átomos da fonte tenham sofrido desintegração. Estas fontes são chamadas de fontes radioativas. As energias das radiações emitidas são características dos radionuclídeos presentes e a intensidade dasradiações emitidas depende da massa do radionuclídeo na amostra e varia continuamente, de acordo com as leis do decaimento radioativo.

As fontes radioativas podem apresentar-se sob duas formas, seladas ou abertas. O risco associado às fontes seladas é o de irradiação somente; as fontes abertas podem irradiar e provocar também contaminações.

Fontes seladas são aquelas em que a substânciaradioativa está enclausurada dentro de um invólucro robusto que impede o escape do material radioativo sob as condições normais de uso ou até mesmo sob certas condições anormais brandas.


[pic]


As fontes abertas são aquelas em que o material radioativo está sob a forma líquida ou de pó, em recipientes abertos ou que permitem que o conteúdo seja fracionado sob as condições normais de uso. Emboramuito raramente uma fonte radioativa seja utilizada na forma gasosa, praticamente todas as fontes abertas podem dar origem a fontes gasosas por processos químicos ou físicos comuns, tais como, reação com produto gasoso, evaporação, sublimação e aerodispersão.

|[pic] | |[pic] |
| |[pic]...
tracking img