Fontes de recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Vamos descrever sobre alguns tópicos de fonte de recursos, ou seja, de onde a empresa pode tirar dinheiro para seus investimentos, pois para funcionar, as empresas precisam de dinheiro. O simples fato de uma empresa precisar de um imóvel para se instalar, máquinas e equipamentos para produzir, pessoas para trabalhar, matérias-primas para processar, revela, na verdade, a necessidadede recursos financeiros que permitam alugar ou comprar o imóvel, adquirir as máquinas e equipamentos, pagar os salários do pessoal, comprar as matérias-primas, recolher os impostos, etc. Nenhuma empresa pode ser aberta sem um mínimo de capital inicial nem pode funcionar sem algum capital de giro.

O capital inicial é representado pelos recursos consumidos para o aluguel ou compra de imóvel,aquisição de máquinas e equipamentos, enfim, recursos empregados na abertura da empresa. O capital de giro refere-se ao volume mínimo de recursos para manter a empresa em condições normais de funcionamento, ou seja, para financiar suas necessidades operacionais, desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado. As fontes de recursos podem serpróprias ou provenientes de recursos de terceiros. O financiamento é uma operação por meio da qual a empresa obtém recursos financeiros de terceiros para o capital de giro, bem como para investimentos. As fontes para o financiamento dos investimentos empresariais podem ser classificadas em fontes de curto prazo e fontes de longo prazo.

Iremos descrever a empresa Lira Comercio de Cadeiras LTDA, que éuma empresa de pequeno porte, e que vem crescendo ao longo dos anos, e que tanto em sua fundação até hoje usa como forma de pagamento as notas promissórias, como forma de pagamentos, e ao longo de seus dez anos tem pouquíssimos históricos de inadimplência.

As empresas dispõem de muitas possibilidades de fontes de recursos, neste trabalho descrevemos algumas como: Notas Promissórias,debêntures, factoring.




Nota Promissória ( Comercial Papers)

1- História

Os Chirographos segundo Oliveira (1996), eram romanos que já tinham conhecimento sobre declarações escrita de divida, porém foi na idade média onde realmente surgiram os títulos de créditos e começaram a existir como atualmente é conhecido, Através da letra de cambio que surgiu a nota promissória e avaliando a história daevolução dos títulos foi identificado que no período da Idade Média os comerciantes realizavam depósitos junto aos banqueiros e os cambistas assim recebendo documentos que realizam o comprometimento dos comerciantes em entregar determinado valor.

Em 1673, a Ordonnance (na França, o Código Comercial é um conjunto de leis que incidem sobre direito comercial. O Código Comercial, que édesenvolvido por meio da lei e da ordem tem valor legal), conhecida também como “Code Savary” criou os “billets à ordre”, dando surgimento a nota promissoria, onde passou a ser um documento solene, devido ao crescimento do comércio e por também estar relacionada ao cambio. Tornou a dívida com a
promessa de pagamento em prazo determinado além de ser prefêrencia nos estabelecimentos bancários pararepresentação das operações de crédito. No Brasil não foi diferente, sempre foi preferência também contra a letra de cambio, diferente ao que se vê na Europa que utiliza com prioridade a letra de cambio.

1.1 Conceito

Conforme Oliveira (1996), pela lei é definida nota promissória como “uma promessa de pagamento” conforme o art. 54 do Decreto 2.044.
Conforme Magarinos Torres citado por Oliveira(1996), como o mais dedicado Brasileiro a nota promissória a define como compromisso escrito e solene pelo qual alguém se obriga a pagar a outrem certa soma em dinheiro.

Defini a nota promissória da seguinte forma: “é um titulo de crédito (literal e abstrato) pelo qual o emitente se obriga para com o beneficiário o portador declarado no texto a lhe pagar, ou a sua ordem, certa soma em dinheiro”....
tracking img