Fontes de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

São José dos Campos 2012

FONTES DE ENERGIA RENOVAVEIS

São José dos Campos 2012

“Às Vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais!” (Bob Marley)

AGRADECIMENTOS

A Deus , o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele.Aos meus pais, irmãos, e a toda minha família que, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida. À professor xxx pela paciência na orientação e incentivo que tornaram possível a conclusão desta monografia. A todos os professores da (faculdade), que foram tão importantes na minha vida acadêmica e no desenvolvimento desta monografia. Aosamigos e colegas, pelo incentivo e pelo apoio constantes.

RESUMO O consumo crescente e o impacto ambiental e social causados pelas fontes de energia tradicionais levam governo e sociedade, no Brasil e no mundo, a pensar em novas alternativas para geração de energia, a fim de substituir o petróleo, que tem sua exploração destinada a terminar em um futuro relativamente próximo,considerando custos economicamente viáveis. Diante desse cenário, a busca de fontes alternativas de energia já é uma realidade amplamente presente no cenário mundial, com iniciativas governamentais e, principalmente, da iniciativa privada, em especial das indústrias. As fontes alternativas ao petróleo causam impactos substancialmente menores e evitam a emissão de toneladas de gás carbônico naatmosfera. O debate sobre os impactos causados pela dependência de combustíveis fósseis contribui para o interesse mundial por soluções sustentáveis por meio da geração de energia oriunda de fontes limpas e renováveis. Diante da multidisciplinaridade da questão ambiental, torna-se imprescindível à implementação do diálogo e a articulação institucional entre os diferentes representantes dosetor energético, de modo a serem levados em conta os preceitos de proteção ambiental no planejamento para o uso racional dos recursos naturais. Nesse trabalho, várias informações sobre diferentes fontes alternativas de energia foram reunidas, para que pudesse ser estabelecida uma visão geral do setor energético nacional.

Palavras Chave: Sustentabilidade; Energia, Impactos; Implementação. Sumário
1. 2. INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .................................................................................. 5

2.1Energia solar ........................................................................................................................5 2.2Energia eólica ....................................................................................................................... 9 2.3Energia Geotérmica ........................................................................................................... 10 2.4Energia da Biomassa......................................................................................................... 12 2.5Energia hidroelétrica ou hídrica ...................................................................................... 13 3. 4. 5. 6. METODOLOGIA.......................................................................................................... 15 RESULTADOS.............................................................................................................. 21 CONCLUSÃO................................................................................................................ 24 REFERÊNCIAS..............................................................................................................26

2

Lista de Figura
Figura.2.1.1: Forno com aproveitamento de energia Solar em Odiello, nos Pirinéus orientais, em França....
tracking img