Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Título do Projeto:
Horta Escolar: Plantando vitaminas e colhendo uma vida saudável
Público- alvo:
Educação Infantil
Instituição de Prática de Estágio:
Escola Municipal de Educação Infantil Vovô Werno.
Município/Estado
Novo Hamburgo / RS
Responsável Legal pela Instituição de Prática de Estágio: (Diretor ou Presidente)
Almira Teixeira Pereira– Diretora
Período da prática: de 21 de maio de2012 até 1º de junho de 2012.
Caracterização da realidade:

A Escola Municipal de Educação Infantil Vovô Werno teve seu início a partir de um desejo dos moradores do Bairro Vila Nova, pois não existia escola de educação infantil que atendesse crianças de 2 a 6 anos no bairro. A escola fica situada na rua Ibirubá, 580 no bairro Vila Nova em Novo Hamburgo/RS.
No ano de 1996, a PrefeituraMunicipal, lançou um trabalho de parceria, ou seja, passava um Termo de Permissão de Uso do Local, a uma entidade que viesse a administrar um bem Público (início do processo de terceirização do trabalho), e assim convidou a Associação do Bem Estar da Criança e do Adolescente (ASBEM) para esta primeira parceria. Então ficou determinado entre as parcerias que a secretaria de educação ficaria responsávelpela equipe técnica e a ASBEM receberia o prédio todo estruturado para atender as crianças.
Em 1997 as creches municipais deixaram de pertencer a Secretaria de Saúde e Ação Social em função da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996). Por Decreto Municipal n° 420/99 de 17/12/1999, altera-se a designação de creche para Escola Municipal deEducação Infantil Vovô Werno.
Para iniciar o ano letivo de 2006 a Prefeitura fez um novo contrato firmando convênio com a AEVAS (Associação Evangélica de Ação Social em Novo Hamburgo), para dar continuidade aos trabalhos realizados na Escola Municipal de Educação Infantil Vovô Werno que administra esta escola até hoje.
Atualmente a escola possui 140 alunos divididos em dois turnos, sendo desde a faixaetária de 1ano até faixa etária de 5 anos, a escola possui 1 biblioteca, 1 sala de vídeo, 6 salas de aula, 2 banheiros, cozinha, refeitório, sala dos professores, sala da diretoria e área coberta. Havendo 10 professores, 1 diretora, 1 secretária, 1 coordenadora e 4 funcionárias. As salas de aula possuem móveis adequados para a faixa etária, com muitos brinquedos educativos, computadores, jogos elivrinhos.
A turma de faixa etária 5 anos demonstra ser atenciosa e prestativa, são queridos entre eles, dividem brinquedos, respeitam uns aos outros e aos professores, crianças ativas, gostam de desenhar e assistir filmes de DVD, a turma se mostrou muita interessada no projeto de aula Horta Escolar, ficaram eufóricos com a ideia de plantar, mexer na terra, chegando a imaginar o dia em que irãocomeçar o projeto, constantemente questionam a professora mostrando-se interessados, salvo algumas exceções.

Justificativa:
“Um pequeno jardim, uma horta, um pedaço de terra, é um microcosmos de todo o mundo natural. Nele encontramos formas de vida, recursos de vida, processos de vida. A partir dele podemos reconceitualizar nosso currículo escolar. Ao construí-lo e cultiva-lo podemos aprendermuitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a Terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”. Do livro Boniteza de um Sonho, do professor Moacir Gadotti:
Resolvi plantar e cultivar juntos com as crianças, os alimentos que tenhamnutrientes e vitaminas necessárias para uma vida saudável, assim como educar para uma melhor qualidade de vida, orientar para o cultivo na horta escolar, como fazer o preparo dos alimentos aproveitando todas as partes das plantas. , o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida...
tracking img