Fogo selvagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Fogo selvagem ou Pênfigo foliáceo é uma moléstia caracterizada essencialmente pelo aparecimento de bolhas. As lesões são dolorosas, com sensação de ardência e queimação, que originou o nome FogoSelvagem. Ocorre principalmente adultos jovens e crianças que vivem em áreas rurais, próximo a rios e em algumas tribos indígenas. A doença caracteriza-se pelo aparecimento de bolhas no tórax, rosto ecouro cabeludo, e depois em todo o corpo, que rompem-se facilmente, deixando a pele em carne viva e formando regiões avermelhadas recobertas por escamas e crostas.

O Pênfigo Foliáceo tem umavariedade que ocorre no Brasil, na região centro-oeste e nos estados de Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Outro aspecto interessante de sua epidemiologia é o recente deslocamento de seus focos principaispara o norte da área citada, surgindo à maioria dos casos novos em áreas que estão sendo colonizadas recentemente e onde, conseqüentemente, está havendo derrubada de matas. Por outro lado, verifica-sea gradual diminuição de sua incidência nas regiões em que este processo ocorreu há mais tempo. Tudo indica que sua formação é desencadeada por picadas de certos mosquitos (simulídeos, ou borrachudos)e constituiria a reação à inoculação das toxinas do próprio inseto. Estas hipóteses estão sendo estudadas, mas não há comprovação.

Como aconteceu no Estado de Mato Grosso, onde a doençaprevalecia na área de Campo Grande (então sul do Estado, agora capital do Mato Grosso do Sul) há cerca de 50 anos, quando aí foi fundado o Hospital Adventista do Pênfigo. Atualmente seu foco principal situa-seno norte do Estado do Mato Grosso e Tocantins, tendo surgido também um número cada vez maior de casos em Rondônia, Acre, e sul do Amazonas e Pará.

Sabe-se atualmente que há um mecanismoimunológico muito especial envolvido na causa do PF, ou seja, o organismo doente produz anticorpos que atuam ao nível da substância existente entre as células da epiderme (camada mais superficial da pele),...
tracking img