Focault e a psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Que o saber psicológico é próprio da modernidade, que é a configuração da Epistémê Moderna que irá permitir a existência e a validade do discurso psicológico, não podemos falar em Psicologia antes damodernidade.
Que a psicologia é uma "ciência" recente, que nasce quando a história natural se torna biologia, quando a análise das riquezas se torna economia e quando a gramática geral se tornalingüística, época que marca o aparecimento de novas formas de saber e um certo desaparecimento de outras formas de saber.
Que a psicologia nasce do poder disciplinar, filha da disciplina e de todo umaparato de vigilância, que seu método é o exame.
Que a psicologia surge com os tribunais familiares para prestar conta deste mundo privado, portanto não da humanização da justiça, mas antes do seurigor.
Que a Psicologia, através do exame, vigia, registra minuciosamente todos os indivíduos, nos seus mínimos detalhes dentro da família, da escola, da fábrica, dos hospitais, nos clubes de lazer, nassuas comunidades, na prisão, enfim, em todos os lugares. Individualiza-os, compara-os, tira uma média, a qual passa a ser a norma e a qual todos têm que se adequar sob pena de serem excluídos e aí :"se correr o bicho pega se ficar o bicho come".
Que a Psicologia juntamente com outros saberes como a Psiquiatria, a Pedagogia etc, usam todo o aparato disciplinar para fabricar a alma, paraestabelecer a normalidade, para fazer o indivíduo normal, para constituir e manter uma moral e fazer com que todo indivíduo se submeta a esta moral.
Que a Psicologia é um saber que torna o corpo dócil esubmisso. É um saber que estar destinado a reeducar, corrigir os desvios, a vigiar os indivíduos ditos anormais e impedir que os normais se tornem anormais.
Que o saber produz poder e que o poder produzsaber.
Que o dominado é cúmplice do dominador.
Que o livro "Vigiar e Punir", além de ser a história das prisões, é também uma História da Psicologia, da Pedagogia, da Criminologia e do Direito,...
tracking img