Fluxogênio

3006 palavras 13 páginas
FLUXO GÊNICO

AZEVEDO, Luana de Almeida
CHAVES, Ivaneça Maria do Carmo
GRAÇAS, Sara Ly das
PIMENTA, Lediane Cristina
SOUZA, Maria Carolina Rocha de

RESUMO: O desenvolvimento do trabalho relata o processo de fluxo gênico entre o milho, a soja e o algodão, e suas formas de dispersão na natureza. Dentro deste contexto, destacam-se as medidas de biossegunraça no plantio de organismos geneticamente modificados, conforme as normas de legislação. O estudo revela que o fluxo gênico poderá variar de acordo com o local, as espécies envolvidas, o polinizador e ocorrência de espécies abrangidas no ambiente.

PALAVRAS CHAVE: Fluxo gênico, biossegurança, geneticamente modificado.

INTRODUÇÃO O escape gênico, que se trata do processo de dispersão de pólen ou sementes entre plantas, ocorre naturalmente a milhões de anos e já deu origem a várias outras espécies. Existem alguns estudos em relação a esse assunto, que tenta compreender a ação desse mecanismo no meio ambiente, visando, no contexto de biossegurança, definir áreas para cultivo, quando se tratar de procedimento agrícola com organismos geneticamente modificados (OGMs).
O presente trabalho tem como desígnio demonstrar como ocorre o fluxo gênico, especialmente no milho, algodão e soja, bem como a implicação dessa migração no espaço ambiental.

OBJETIVO Demonstrar o que o escape gênico pode causar no meio ambiente. Seus reais riscos e consequências na natureza.

ARTIGO
O fluxo gênico ou escape gênico é a transferência de genes entre populações, sejam elas da mesma espécie e/ou cultivares, chamada de vertical, ou também pode ocorrer na forma horizontal, que acontece entre espécies diferentes (hibridação), que ocorre devido a escalas evolucionárias, já que existem barreiras naturais para cruzamento entre espécies distintas.
Hà fatores que influenciam e condicionam o fluxo de genes nas populações de plantas como: existência de indivíduos sexualmente compatíveis, coincidência no tempo e espaço, polinização cruzada, tempo

Relacionados

  • a expanção da economia
    15662 palavras | 63 páginas