Fluxo de papel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1059 palavras )
  • Download(s) : 1
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXO DO PAPEL- LOGÍSTICA


O Mercado da Reciclagem de Papel

O mercado de reciclagem de papel no Brasil possui uma estrutura bem definida e de muitos anos de atuação. O comércio de reciclagem deste resíduo já ocorre desde a formação das grandes indústrias papeleiras que aproveitam os papéis gerados nas sobras de linha de produção incorporando-os novamente ao sistema. O mercado desucatas de papel brasileiro estrutura-se em torno de quatro níveis de negócios: catadores, pequenos a médios sucateiros e cooperativas, grandes sucateiros e finalmente os recicladores.
Esses catadores trabalham como autônomos, não pertencem a nenhum tipo de cooperativa acabam enfrentando problemas como a falta de credibilidade de sua atividade, pois agem de forma isolada, e também muitas vezes,desorganizada, recolhem papéis de inúmeras fontes geradoras desde comércio, residências ou do próprio lixo disposto nas ruas. As cooperativas no Brasil surgem com função econômica, ambiental e social. Econômica porque geram emprego e renda com a venda de materiais recicláveis, ambiental por permitirem um reaproveitamento dos recursos naturais e social por resgatar indivíduos excluídos do mercado detrabalho como profissionais. A criação de empresas e micro-empresas que se dedicam a compra e venda de materiais recicláveis – os sucateiros – é uma iniciativa para garantir a sustentabilidade do sistema de coleta e reciclagem de papéis no Brasil. Passando para etapa de transformação do papel pós-consumo em papel reciclado. Entende-se por indústria recicladora a empresa que recebe a sucata jáselecionada para fins de transformação do papel usado em papel possível de nova reutilização. A reciclagem do papel é conhecida como química, pois recebera componentes que facilitem sua decantação, moldagem e por fim a geração do papel reciclado. O produto final deste processo industrial poderá ser para fins de embalagem, sanitários ou impressão e escrita.

O Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
OGerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos é um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração pública desenvolve (com base em critérios sanitários, ambientais e econômicos) para coletar, segregar, tratar e dispor o lixo de cada cidade. Gerenciar o lixo de forma integrada leva-nos a pensar sobre o sistema de coleta, transporte,armazenamento e disposição final dos resíduos.
O Brasil produz diariamente cerca de 240 toneladas de resíduos sólidos onde 76 por cento deste valor é jogado a céu aberto enquanto 23 por cento recebem algum tratamento, reciclagem, recuperação ou compostagem.
A compostagem é o processo de transformação de materiais grosseiros, em materiais orgânicos utilizáveis na agricultura. Este processo envolvetransformações extremamente complexas de natureza bioquímica, promovidas por milhões de microorganismos do solo que têm na matéria orgânica in natura sua fonte de energia, nutrientes minerais e carbono.
Por essa razão uma pilha de composto não é apenas um monte de lixo orgânico empilhado ou acondicionado em um compartimento. É um modo de fornecer as condições adequadas aos microorganismos para que essesdegradem a matéria orgânica e disponibilizem nutrientes para as plantas.
Menos de 50 por cento dos municípios do País possuem coleta hospitalar. São poucos os municípios brasileiros que realizam programas de coleta seletiva e reciclagem. Os números são muito tímidos e pensar sobre o gerenciamento de resíduos no País faz-se primordial.
Devemos pensar sobre a questão de coleta, transporte edisposição final dos resíduos sólidos domésticos. Cabe a toda sociedade brasileira contribuir participando dos programas de coleta seletiva já existente e estimular como um todo a formação de mais iniciativas que permitam a reciclagem. As regiões metropolitanas brasileiras apresentam problemas semelhantes na gestão de seus resíduos sólidos como, por exemplo, a dificuldade de áreas para disposição...
tracking img