Sociologia do turismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Protecção de Dados

• Tecnologias RAID

A tecnologia RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) trata-se de uma tecnologia que combina vários discos rígidos para formar uma única unidade lógica. Nestes discos e em cada um deles são armazenados os mesmos dados (redundância). O facto de funcionarem como um todo permite uma alta tolerância a falhas, pelo simples facto de quando um disco tiverproblemas, os demais continuarão em funcionamento, salvaguardando os dados armazenados; contudo, este sistema não garante a protecção em casos de falhas de energia ou erros de operação.
Para que o RAID seja formado, é necessária a utilização de pelo menos dois HD’s. O sistema operacional verá estes como um único e quando há armazenamento de dados, estes repartem-se entre os discos do RAID,conforme o seu nível.
No nível RAID 0, a leitura e a escrita ocorrem ao mesmo tempo em cada unidade. Os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (striping), que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um conjunto. A desvantagem que este nível apresenta é que, em caso de algum dos sectores de algum dos discos venha a apresentar perda de informações, os dados estarãodivididos entre os mesmos sectores, tornando assim os dados incompletos.
No nível RAID 1, a leitura é feita ao mesmo tempo em todas as unidades, mas a escrita é feita em pares de unidades. Este é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. Todos os dados são assim gravados em dois discosdiferentes: se um disco falhar ou for removido, os dados gravados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
Existem ainda os níveis 3, 4, 5, 6, 0+1, 10, 50, 100, cada um com a sua particularidade.

Existem ainda dois tipos de RAID, sendo que um se baseia no software e outro no hardware.
Ao compararmos RAIDs por software e por hardware percebe-se que os implementadosatravés de software são mais flexíveis que os via hardware. Por outro lado, os primeiros exigem da CPU mais tempo de processamento. Comparando os dispositivos de blocos, os em software também são flexíveis podendo ser usados em discos inteiros, partições ou outro dispositivo de bloco.
Na implementação via software, o sistema operacional gerencia o RAID através da controladora de discos, sem anecessidade de um controlador de RAIDs, tornando-a mais barata. Nesse tipo de implementação, todo o processamento necessário para o gerenciamento do RAID é feito pela CPU. Toda movimentação de dados (leitura e escrita) é feita por uma camada de software que faz a abstracção entre a operação lógica (RAID) e os discos físicos, e é controlada pelo sistema operacional. A configuração do RAID via software éfeita pelo sistema operacional, que precisa ter implementado no próprio núcleo a utilização de RAIDs via software.
Uma implementação de RAID em hardware requer pelo menos uma controladora especialmente dedicada para isso. Numa estação de trabalho essa controladora pode ser uma placa de expansão PCI, PCI-e ou uma placa integrada à placa-mãe. A controladora e os discos utilizados devem estarisolados. Podem estar conectados directamente ao computador, ou conectados via SAN. A controladora gerencia os drives e faz os cálculos de paridade necessários pelo nível de RAID escolhido. A maioria das implementações em hardware provêem cache de leitura e escrita, o que melhora a performance. Na maioria dos casos, o cache de escrita é não-volátil (protegido por bateria), e portanto, escritaspendentes não são perdidas no caso de uma falha no suprimento de energia.
É importante saber é que as tecnologias RAID oferecem várias vantagens, tais como: ganho de desempenho no acesso; redundância em caso de falha em um dos discos; uso múltiplo de várias unidades de discos; facilidade em recuperação de conteúdo “perdido”.
Esta tecnologia surgiu pelas mãos de pesquisadores de uma Universidade na...
tracking img