Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXO DE CAIXA

Conceitua que este trabalho aborda os aspectos fundamentais desta “nova” demonstração financeira, fluxo de caixa, destinada a atender aos interesses dos mais diversos usuários dasinformações contábeis.
Todas as principais técnicas de análise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual tem diferenças em relação ao conceito lucro, que é como já disse umconceito contábil.
A primeira diferença é que o fluxo de caixa da análise de investimentos deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos e perdas futuros, uma vez que oprojeto de investimento ainda não foi implantado, é apenas uma possibilidade futura. Em última instância, a análise de investimento de resume a verificar se esse fluxo de caixa do projeto de viabilidadeeconômico-financeira de realização, definindo assim se o investimento á viável ou não. O lucro contábil, por sua vez, não atende a esse critério, visto que, por definição, só se contabilizam valores jáocorridos. Em outras palavras, o fluxo de caixa projetado trata do futuro, ao passo que o lucro contábil trata do passado.
A segunda diferença é sobre como se consideram os valores no tempo. São doisconceitos quanto à data a ser considerada de determinado valor:
• CONCEITO DE COMPETÊNCIA: é o conceito utilizado nas demonstrações financeiras Balanço e DRE. A referência é quando há ocorrência dofato gerador do valor, a que período de tempo ele compete.
• CONCEITO DE CAIXA: é o conceito utilizado para o gerenciamento das operações diárias da empresa e no fluxo de caixa. Este é utilizado pelatesouraria e implica considerar os valores de entrada e saída do caixa.
O fluxo de caixa, como o próprio nome insinua, utiliza sempre o princípio de caixa, considerando os valores apenas quando sãopagos ou recebidos.

300 mil 300 mil


1 2 3

800 mil

•Fluxo de caixa positivo: seta para cima;
•Fluxo de caixa...
tracking img