Fluxo de caixa

Páginas: 16 (3820 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2011
SUMÁRIO

1. RESUMO.........................................................................................................05
2. INTRODUÇÃO ................................................................................................06
3. CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA.................................................................09
4. OBJETIVOS BÁSICOS DOS FLUXOS DECAIXA..........................................12
5. VANTAGENS DO FLUXO DE CAIXA..............................................................14
6. FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO...........................................16
7. ANALISE DA DEMOSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA.................................17
8. ANALISE DOS RESULTADOS DE CAIXA......................................................18
9. NTERPRETAÇÃODOS RESULTADOS.........................................................19
CONCLUSÃO......................................................................................................21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................22

1. RESUMO

O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de umaempresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões. As decisões relacionadas à compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e os utilizadores derecursos. Deve e pode ser utilizada por empresas de qualquer porte dada a sua importância e simplicidade.
É importante planejar corretamente o fluxo de caixa de seu negócio, é preciso saber exatamente quanto dinheiro você poderá ter disponível e se esses recursos serão suficientes para cumprir suas obrigações (pagar contas diversas, considerando os custos fixos, como aluguel de imóvel e salários deempregados, e os custos variáveis, como impostos, taxas e contas de luz, água, etc) tendo um controle eficaz nas informações obtidas.
O Gerenciamento é um dos principais fatores para um bom desenvolvimento do fluxo de caixa. É de suma importância que todas as informações nele contidas estejam corretas, porque as decisões corporativas serão baseadas nelas.

2. INTRODUÇÃO

O fluxo de caixa,ferramenta essencial para uma tomada de decisão, é um instrumento que permite a identificação dos sintomas que mostram se a empresa está fragilizada ou com uma estratégia errada ou mal dirigida. O método traz para a empresa agilidade e segurança nas atividades financeiras e permite ao administrador financeiro planejar, dirigir, controlar e organizar os recursos financeiros de sua empresa.
Estudar ofluxo de caixa é poder fazer uma análise da liquidez da empresa, identificar fatores e prever futuros problemas de caixa. Isso é de suma importância, pois muitas empresas, mesmo apresentadas lucros, chegam à falência por falta de caixa.
A vantagem da utilização do fluxo de caixa é, exatamente, o de prever como se comportarão a disponibilidade de recursos e tomar algumas providências e possibilitaa visualização do passado e, principalmente, do futuro da empresa. Essa visibilidade permite ao administrador projetar, dia-a-dia a realidade do seu caixa disponível, podendo então, fazer um planejamento muito mais eficiente. Isso acontece, pois informações valiosas podem surgir, tais como: a capacidade da empresa de se financiar, as necessidades de capital de giro, a capacidade de geração decaixa e um confronto entre o seu lucro e o seu disponível. Com essas informações, o administrador tem bases para planejar estrategicamente negociações de antecipação de fornecedores (desconto), investimentos e proporcionar aos seus clientes melhores prazos de pagamento, podendo assim aumentar as suas vendas. As previsões devem ser uma oportunidade de mudança ou aprimoramento da empresa.
Uma empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • FLUXO DE CAIXA
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa
  • Fluxo de caixa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!