Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. RESUMO.........................................................................................................05
2. INTRODUÇÃO ................................................................................................06
3. CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA.................................................................09
4. OBJETIVOS BÁSICOS DOS FLUXOS DECAIXA..........................................12
5. VANTAGENS DO FLUXO DE CAIXA..............................................................14
6. FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO...........................................16
7. ANALISE DA DEMOSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA.................................17
8. ANALISE DOS RESULTADOS DE CAIXA......................................................18
9. NTERPRETAÇÃODOS RESULTADOS.........................................................19
CONCLUSÃO......................................................................................................21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................22

1. RESUMO

O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de umaempresa, proporcionando ao administrador uma visão futura dos recursos financeiros, integrando o caixa central, as contas correntes em bancos, contas de aplicações, receitas, despesas e as previsões. As decisões relacionadas à compra, venda, investimentos, aportes de capital pelos sócios captação ou pagamento de empréstimos, constituem um fluxo contínuo entre as fontes geradoras e os utilizadores derecursos. Deve e pode ser utilizada por empresas de qualquer porte dada a sua importância e simplicidade.
É importante planejar corretamente o fluxo de caixa de seu negócio, é preciso saber exatamente quanto dinheiro você poderá ter disponível e se esses recursos serão suficientes para cumprir suas obrigações (pagar contas diversas, considerando os custos fixos, como aluguel de imóvel e salários deempregados, e os custos variáveis, como impostos, taxas e contas de luz, água, etc) tendo um controle eficaz nas informações obtidas.
O Gerenciamento é um dos principais fatores para um bom desenvolvimento do fluxo de caixa. É de suma importância que todas as informações nele contidas estejam corretas, porque as decisões corporativas serão baseadas nelas.

2. INTRODUÇÃO

O fluxo de caixa,ferramenta essencial para uma tomada de decisão, é um instrumento que permite a identificação dos sintomas que mostram se a empresa está fragilizada ou com uma estratégia errada ou mal dirigida. O método traz para a empresa agilidade e segurança nas atividades financeiras e permite ao administrador financeiro planejar, dirigir, controlar e organizar os recursos financeiros de sua empresa.
Estudar ofluxo de caixa é poder fazer uma análise da liquidez da empresa, identificar fatores e prever futuros problemas de caixa. Isso é de suma importância, pois muitas empresas, mesmo apresentadas lucros, chegam à falência por falta de caixa.
A vantagem da utilização do fluxo de caixa é, exatamente, o de prever como se comportarão a disponibilidade de recursos e tomar algumas providências e possibilitaa visualização do passado e, principalmente, do futuro da empresa. Essa visibilidade permite ao administrador projetar, dia-a-dia a realidade do seu caixa disponível, podendo então, fazer um planejamento muito mais eficiente. Isso acontece, pois informações valiosas podem surgir, tais como: a capacidade da empresa de se financiar, as necessidades de capital de giro, a capacidade de geração decaixa e um confronto entre o seu lucro e o seu disponível. Com essas informações, o administrador tem bases para planejar estrategicamente negociações de antecipação de fornecedores (desconto), investimentos e proporcionar aos seus clientes melhores prazos de pagamento, podendo assim aumentar as suas vendas. As previsões devem ser uma oportunidade de mudança ou aprimoramento da empresa.
Uma empresa...
tracking img