Fluido produzidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUIDOS PRODUZIOS

Um comportamento padrão esperado para um reservatório de óleo é que ele produza óleo, gás natural e água. Assim, um reservatório típico apresenta uma vazão de produção de óleo, uma vazão de produção de gás e uma vazão de produção de água.

A figura abaixo apresenta esquematicamente os fluidos existentes nos reservatório e o que resulta quando eles são levados para asuperfície.

[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
[pic]
Fluidos no reservatório e na superfície


As vazões são sempre expressas nas condições de superfície, como, por exemplo, metro cúbico standard por dia (m3 std/dia) ou barril standard por dia (std/dia). As condições de superfície também são chamadas de“condições padrão” ou “condições standard”, e correspondem à pressão de 1 atm e temperatura 20ºC.

PRODUÇÃO DE ÓLEO

O óleo produzido é a parte dos hidrocarbonetos que permanece no estado líquido quando a mistura é levada para a superfície. Quando se diz que um poço está produzindo com uma vazão de 100 m3 std/dia de óleo, está se dizendo que da mistura líquida que está saindo diariamente doreservatório através daquele poço, 100 m3 permanecem no estado líquido na superfície. Esta é uma maneira muito prática de exprimir os volumes, em primeiro lugar, por que é esse o volume que interessa comercialmente. Mesmo que a mistura de hidrocarbonetos nas condições de reservatórios estivesse toda no estado gasoso, ainda assim seria possível obter líquido nas condições de superfície. Esse líquido obtido apartir do gás natural é mais conhecido pela sigla LGN (líquido do gás natural).

PRODUÇÃO DE GÁS

O gás produzido é o resultado da composição de três partes. Uma é proveniente dos hidrocarbonetos que, nas condições de temperatura e pressão do reservatório, já se encontram no estado gasoso e que tem o nome de gás livre. A segunda parte é o gás que sai de solução do óleo, isto é, oshidrocarbonetos que se encontram dissolvidos no óleo nas condições do reservatório e se vaporizam quando a mistura é levada para as condições do reservatório. A terceira parte é o gás que se encontra dissolvido na água nas condições do reservatório. Normalmente essa parcela é desprezível, não entrando nos cálculos das produções.

PRODUÇÃO DE ÁGUA

Além de hidrocarbonetos, é bastante comum a produção deágua. A quantidade de água produzida vai depender das condições em que ela se apresenta no meio poroso.
Apesar da água estar sempre presente nos reservatórios, nem sempre a sua quantidade, expressa pela saturação, é suficiente para que ela se desloque. Existe uma saturação mínima de água a parti da qual ela se torna móvel. Essa saturação depende da rocha e dos fluidos nela contidos. Se a saturaçãode água for igual a esse valor mínimo, não haverá fluxo, e consequentemente não haverá produção de água dessa rocha.
A água produzida também pode ter origem em acumulações de água, chamadas aqüíferos, que podem estar adjacentes às formações portadoras de hidrocarbonetos, ou pode ser devida à água injetada em projetos que visam aumentar a recuperação de óleo.

RGO, RAO E BSW.

Existem algumasrelações dentro da engenharia de petróleo que são utilizadas como indicadores, tanto de características como de estágios da vida produtiva dos reservatórios. Os mais utilizados são a razão gás-óleo, RGO, a razão água-óleo, RAO, e o BSW (do inglês basic sediments and water).
A razão do gás-óleo é a relação entre a vazão de óleo, ambas medidas nas condições de superfície. Uma vazão gás-óleo elevadapoderia ser o indicador de que o reservatório está bastante depletado, ou que, por exemplo, a fração de componentes mais voláteis na mistura líquida do reservatório é elevada. A razão da água-óleo é a relação da vazão de água e óleo, ambas medidas na condições de superfície. Uma razão de água-óleo igual a zero significa que, na época da medição, a saturação de água na zona de onde está...
tracking img