Florestas nativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUITABA- UEMG

ESTUDO SOBRE PROJETO AMBIENTAL
FLORESTAS NATIVAS

Ituiutaba, MG
2012

ESTUDO SOBRE PROJETO AMBIENTAL
FLORESTAS NATIVAS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da FEIT-UEMG – Fundação Educacional de Ituiutaba, para a disciplina Estudo sobre Projeto Ambiental como requisito parcial para aprovação.

Orientador: Sonone Luiz

Ituiutaba,MG
2012

SUMARIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. FLORESTAS NATIVAS 5
2.1. FLORESTAS NACIONAIS 6
2.2. PRINCIPAIS FLORESTAS NACIONAIS DO PAÍS 6
3. FLORESTA PRIMARIA 7
4. FLORESTAS SECUNDÁRIAS 8
5. FLORESTAS URBANAS 9
6. EXPLORAÇÃO ECONOMICA DE FLORESTAS NATIVAS 11
7. CONCLUSÃO 12

1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país florestal, abrigando cerca de 5,5 milhões de km2 de
florestas(65% do seu território), o que representa aproximadamente 10% do total das florestas do mundo. Desse total 60% são florestas tropicais e estão situadas na Amazônia Legal. Os Cerrados totalizam 34% das florestas do Brasil enquanto as Matas de Caatinga somam 4% das florestas do país. Finalmente, as florestas remanescentes na Mata Atlântica representam menos de 2% das florestas do Brasil.
Em geral,a exploração das florestas nativas tem sido realizada de forma
largamente predatória.

2. FLORESTAS NATIVAS
Segundo FISCHER, 1987, floresta nativa é a somatória de indivíduos que vivem em relativo equilíbrio e competitividade permanente, dentro de um determinado ecossistema,resultado da interação genética e ecológica que atua sobre as espécies durante milhões de anos.
Uma floresta nativaé, portanto, o resultado de um trabalho de milhões de anos, da natureza, onde competem permanentemente sob Leis Naturais, micro e macro seres, compondo a cadeia alimentar e energética.
Quando esse equilíbrio é rompido, pelo desaparecimento de um ser vivo ave, inseto, fungo, bactéria, alga, ou um vegetal superior, mesmo por fatores físicos naturais, a floresta sofre perdas e imediatamente começa oprocesso do reequilíbrio.
Esse processo poderá levar dezenas, centenas e mesmo milhares de anos. Depois desse reequilíbrio, a floresta poderá não mais se assemelhar à floresta anterior.

3.1. FLORESTAS NACIONAIS
No Brasil, Floresta Nacional (FLONA) é uma área de posse e domínio públicos, provida de cobertura florestal predominantemente nativa, estabelecida com objetivos de promover o usomúltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica básica e aplicada, visando o desenvolvimento de métodos para exploração sustentável de florestas nativas, de acordo com a regulamentacão estabelecida pelo Decreto N°.4.340 de 22 de agosto de 2002.
De acordo com a Lei N.°9.985 de 18 de julho de 2000, floresta nacional é uma das categorias de áreas protegidas de uso sustentávelestabelecidas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
Essa categoria de unidade de conservação, quando criada pelo estado ou município, chama-se, respectivamente, Floresta Estadual e Floresta Municipal.

3.2. PRINCIPAIS FLORESTAS NACIONAIS DO PAÍS

* Floresta Nacional do Amana: localizada no estado do Pará.
* Floresta Nacional de Carajás: localizada nosul estado do Pará.
* FFloresta Nacional do Tapajós: localizada no estado do Pará.
* Floresta Nacional de Ipanema: localizada no estado de São Paulo.
* Floresta Nacional da Restinga de Cabedelo: localizada no estado da Paraiba.
* Floresta Nacional de Sobral: localizada no estado do Ceará.

3. FLORESTA PRIMARIA
Também conhecida como floresta em clímax ou mata virgem, é afloresta intocada ou aquela em que a ação humana não provocou significativas alterações das suas características originais de estrutura e de espécie.
A Mata Atlântica primária caracteriza-se pela grande diversidade biológica, pela
presença de árvores altas e grossas, pelo equilíbrio entre as espécies pioneiras, secundárias e climáticas, pela presença de grande número de bromélias, orquídeas e...
tracking img