Florestan fernandes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais – FEAD-MG

MARCO A. J. JUNIOR (212138)
MARINA P. C. SILVA (818902);
TULIO S. MASCARENHAS (565223)









VIDA E A OBRA DE FLORESTAN FERNANDES










Belo Horizonte
2012


MARCO A. J. JUNIOR (212138)

MARINA P. C. SILVA (818902);

TULIO S. MASCARENHAS (565223)









VIDA E A OBRA DE FLORESTAN FERNANDES










Belo Horizonte
2012.Sumário

Introdução 4
Florestan Fernandes 5
Conclusão 7
Referências 8


Introdução



Essa pesquisa referencia a vida e obra de um dos maiores sociólogos do Brasil, Florestan Fernandes, que também foi professor, cientista, militante e publicista da Educação.

A interpretação do Brasil formulada por Florestan Fernandes revela a formação, os desenvolvimentos, as perspectivas do povo brasileiro e aslutas sociais de trabalhadores do campo e da cidade pela conquista de direitos sociais ou pela transformação das estruturas sociais.

Sua história de vida nos faz refletir e questionar sobre o que realmente podemos fazer através das organizações, pública ou privada, com o foco na melhoria das condições sociais, educacionais, culturais e econômicas em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.Florestan Fernandes


Florestan Fernandes filho de uma analfabeta, teve uma infância dura e trabalhosa. Frequentou apenas três anos regulares do ensino primário em São Paulo, trabalhando paralelamente aos estudos como engraxate, biscateiro, auxiliar de garçom, entregador de remédios a domicílio, entre outras atividades. No final da década de 1930 fez seu exame de madureza (ginásio e colégio),e, em 1941, deu início aos seus estudos em ciências sociais na USP. Formou-se em 1945 e foi convidado a trabalhar como assistente na cadeira de Sociologia da USP. Cinco anos depois foi destituído desse cargo, pelo AI-5 do regime militar, sendo aposentado compulsoriamente. Nessa ocasião, Florestan Fernandes tinha 45 anos e estava no auge de sua carreira intelectual e acadêmica. No início dos anosde 1970 aceitou convite da Universidade de Toronto no Canadá, onde acabou sendo nomeado professor titular. Voltou para o Brasil por razões pessoais em 1973. Proibido pelos militares de lecionar, coordenou para a Editora Ática a série "Grandes Cientistas Sociais", procurando sobreviver como podia. Havia rejeitado convites para trabalhar nos USA, na Alemanha e até mesmo no Cebrap, fundado com auxíliode recursos da Fundação Ford pelos cientistas sociais cassados. Suas razões foram políticas: não trabalharia para instituições financiadas com recursos americanos, pois atribuía aos EUA a iniciativa de iniciar e sustentar o golpe militar no Brasil.


Recebeu o convite do próprio Lula para afiliar-se ao Partido dos trabalhadores em 1980, mas somente aceitou o convite quando este lhe explicou quenão seria o partido que o financiaria e sim o sociólogo, que financiaria o partido, no qual então entrou em 1986. Neste mesmo ano foi eleito Deputado Federal pelo PT de São Paulo. Ajudou a elaborar a Constituição de 1988 em Brasília e foi reeleito por mais um período parlamentar. Apesar da insistência do Partido, não se candidatou por uma terceira vez, alegando motivos de saúde. Morreu em agosto de1995, alguns dias depois de completar setenta e cinco anos, vítima, segundo consta, de erro médico ou negligência hospitalar, depois de um transplante de fígado.


Ao longo de sua vida publicou mais de 50 livros e centenas de artigos. Suas principais obras foram Organização Social dos Tupinambá (1949); A Função Social da Guerra na Sociedade Tupinambá (1952); Mudanças Sociais no Brasil (1960);Fundamentos Empíricos da Explicação Sociológicas (1959); Folclore e Mudança Social na Cidade de São Paulo (1961); A Integração do Negro na sociedade de classes (1964);Sociedade de Classes e subdesenvolvimento (1968); A Revolução Burguesa no Brasil (1975).


As preocupações educacionais acompanham toda a trajetória de Florestan Fernandes manifestando-se em todas as facetas de sua rica existência....
tracking img