Florestan fernandes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Florestan Fernandes nasceu no ano de 1920 em São Paulo e faleceu no ano de 1995 também em São Paulo, segundo consta, por erro medico ou negligencia hospitalar logo após um transplante de fígado. Eleteve uma infância e juventude humilde e trabalhadora. Em 1941 entrou para a Universidade de São Paulo para estudar ciências sociais, formando-se no ano de 1945. Foi sociólogo e político brasileiro,começou a escrever no final dos anos de 1940 e deu continuidade pelo resto de sua vida publicando mais de 50livros e centenas de artigos, sendo considerado o fundador da sociologia critica no Brasil.Octávio Ianni, no texto “A Sociologia de Florestan Fernandes”, cita 10 títulos de livros do Florestan como principais obras, sendo eles divididos em 3fases do Florestan: A primeira de (1941 -1968)escreveu “A organização social dos Tupinambá”, “A integração do negro na sociedade de classes”, “O negro no mundo dos brancos”, “Mudanças sociais no Brasil” e a “A revolução burguesa no Brasil” que contaa história de perspectivas, lutas e conquistas do povo brasileiro no século XX; na segunda fase (1970 – 1986), “Fundamentos empíricos da explicação sociológica”, “Ensaios da sociologia geral eaplicada” e “A natureza sociológica” narrando um diálogo crítico com os principais pensadores do passado e do presente; e na terceira fase (1986 – 1995), as obras “A sociologia numa era de revoluçãosocial”, “A revolução burguesa no Brasil” já citada em primeiro plano, e “Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana” Florestan falando sobre a revolução social.
O autor Octávio também divide o conjuntode produção intelectual de Florestan Fernandes em 5 fontes, ressaltando que poderia ser acrescentadas outras inspirações como “a militância” aqui. As 5 fontes são:
Primeiro ressaltando a sociologiaclássica e moderna com as quais o autor passa a desenvolver, através de escritos, um dialogo aberto e crítico.
Segundo, destaca-se o pensamento marxista, através do qual o autor Florestan incorpora...
tracking img