Estudo das trilhas interpretativas da natureza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]

[pic]



Trilhas: Como Facilitar a Seleção de Pontos Interpretativos


Introdução

O grande estímulo para que os visitantes realizem umacaminhada é o destino final da mesma, representado por cachoeiras, lagos e cumes de montanha, mas encontramos dificuldade para distribuir a emoção do visitante durante todo o percurso ou mesmoincentivá-lo a apreciar a área visitada como um todo.
O visitante quer ter grandes emoções durante sua estadia, ver as qualidades estéticas da área que para a maioria dos usuários é sinônimo de áreassilvestres. A falta de habito em apreciar e compreender os atributos de uma área natural faz com que muitos usuários tragam seus hábitos urbanos para a área visitada.
Cabe, desta forma, ao planejador detrilhas interpretativas despertar a curiosidade do visitante sobre os recursos existentes nas áreas, devendo ter uma preocupação constante em aumentar as qualidade da experiência da visitação. Paraaumentar a atratividade do local é importante colocar em lugares estratégicos pontos de descanso e painéis de importações como bagagem individual a cada visitante.
A experiência de vários pontos compotencial interpretativo semelhante dificulta sua seleção este documento tem por objetivo apresentar um método que facilite a escolha entre dois ou mais pontos que possuam temas semelhantes,contribuindo para um melhor planejamento de trilhas com um impacto positivo ao visitante.

Metodologia

O método IAPI (Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos) aqui descrito em cinco fases,objetiva agregar ao potencial interpretativo de casa sitio selecionado, um valor qualitativo para aumentar a atratividade do local.

Fase 1:Levantamento dos pontos potenciais para interpretação

Oprocesso começa com um exercício de observação e estudo de seus recursos NATURAIS e CULTURAIS. Realizado o inventario do que há de mais importante no local, escolhe então, o tema a ser interpretado e...
tracking img