Flores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CPD – UNIFEI

Curso de Extensão Universitária FQY002 – Auto CAD  avançado

AUTO CAD 2005 AVANÇADO
-TÓPICOS PRINCIPAIS OUT / 2005



ARNALDO MASSAO SHIMA JÚNIOR
Instrutor, discente de Engenharia Elétrica

FQY002 - AutoCAD avançado

Tópicos Principais

Aula 1 Comandos de dimensionamento: Os comandos de dimensionamento estão localizados na barra de ferramentas “Dimension”:Componentes básicos de dimensionamento:

Dimensionamentos lineares: Os dimensionamentos lineares podem ser horizontais, verticais ou alinhados segundo uma inclinação. Dimensionamento horizontal e vertical:
Comando: DIMLINEAR

Dimensionamento alinhado:
Comando: DIMALIGNED

Dimensionamentos por linha-base e continuados: Baseline dimensions são dimensionamentos múltiplos marcados à partir de umamesma linha-base. Já as Continued dimensions são dimensionamentos marcados a cada ponto posterior à cota de referência.
Página 1

FQY002 - AutoCAD avançado

Tópicos Principais

É necessária a existência de um dimensionamento linear ou angular (referência), antes da criação de uma Baseline ou Continue dimension. Dimensionamento baseline:
Comando: DIMBASELINE

Dimensionamento continued:Comando: DIMCONTINUE

Radial dimensions: Medem o Raio ou Diâmetro de arcos e círculos. Diâmetro:
Comando: DIMDIAMETER

Raio:
Comando: DIMRADIUS

Dimensionamentos angulares: Medem o ângulo entre duas linhas, ou três pontos.
Comando: DIMANGULAR

Guias e anotações: Guias são linhas que ligam alguma anotação a uma parte ou detalhe de um desenho.
Comando: LEADER

Tolerância Geométrica: Astolerâncias geométricas definem as variações máximas permitidas para uma determinada forma ou perfil, orientação, localização e desvios a partir da geometria exata do desenho.
Comando: TOLERANCE

Página 2

FQY002 - AutoCAD avançado

Tópicos Principais

Marcas de Centro: Desenha linhas de centro em arcos e círculos. O tamanho das marcas são controladas pela variável DIMCEN, do Auto CAD.Marcas de centro:
Comando: DIMCENTER

Controle do tamanho da marca:
Comando: DIMCEN

Propriedades de Objetos e Layers Layers: Cada Layer é uma camada de desenho. As camadas de desenho sobrepostas formam o desenho final. A utilização racional de layers colabora muito para a limpeza e organização do desenho, além de facilitar muito uma eventual correção. Acesso ao comando:
Toolbar Layers:Menu Format: Layer… Comando: LAYER

No quadro de diálogo Layer Properties Manager:

Página 3

FQY002 - AutoCAD avançado

Tópicos Principais

Opções da área de seleção do quadro: STATUS: Seleciona o layer corrente. NAME: Nome do layer (editável) FREEZE: congela/descongela as viewports. LOCK: bloqueia o conteúdo do layer, não permitindo qualquer tipo de alteração. COLOR: seleciona o corusada no layer. LINETYPE: seleciona o tipo de linha utilizada no layer. LINEWEIGHT: seleciona a espessura da linha utilizada. PLOT STYLE: seleciona o estilo de plotagem. PLOT: seleciona se o layer será ou não impresso. DESCRIPTION: descrição editável sobre o layer. É possível definir um layer como atual, à partir da seleção de uma entidade que já está no layer desejado. Acesso ao comando:
ToolbarLayers: Comando: ai_molc

Modificação de Propriedades Permite modificar as propriedades de um ou mais objetos selecionados. Acesso ao comando:
Toolbar Layers: Comando: PROPERTIES

Atribuição de propriedades de uma entidade à outra: Atribui as propriedades (layer, tipo de linha, cor, estilo da fonte, etc.) de um “objeto fonte” a um “objeto de destino”. Acesso ao comando:
Toolbar Standard ToolbarMenu Modify: Match Properties Comando: MATCHPROP

Geração de Bibliotecas – Blocos Um bloco é um conjunto de entidades agrupadas que formam um só objeto. É um recurso de ampla utilização, principalmente por facilitar a padronização do desenho e agilizar seu processo de criação. Criação de um bloco: Usamos dois comandos para criar bolcos, São eles o comando “wblock” e o comando “bmake”.
Página...
tracking img