Florence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Florence não utiliza o conceito Cuidar (diz: “responsável pela saúde de alguém” ou “enfermagem”)
No entanto, defendia que “Todas as mulheres, ou pelo menos a maioria, emInglaterra, têm em algum período da sua vida, a responsabilidade pessoal pela saúde de alguém, seja criança ou inválido: por outras palavras, toda a mulher é uma enfermeira.”(Nightingale,2005, pg 17)

Assim, assumimos que para Florence :
=
=

“O que a enfermagem deve fazer
Utilizo a palavra enfermagem por falta de outra melhor. Tem-se limitado asignificar pouco mais do que administração de medicamentos e aplicação de cataplasmas. Deveria significar a utilização correta de ar puro, iluminação, aquecimento, limpeza, silêncio,e a seleção adequada tanto da dieta como da forma de a administrar – Tudo com o mínimo de dispêndio da energia vital do doente” (Nightingale,2005,, pg 20)

Nota paraapresentação do slide
Os cuidados têm como objetivo o controlo do ambiente de forma a proteger o Doente/Cliente/Individuo de danos físicos e psicológicos, consiste em colocar a pessoadoente/saudável nas melhores condições possíveis de modo a que a natureza possa agir de forma a restaurar ou preservar a saúde.

Semelhanças com Leininger
Para Florence:
“Todas asmulheres, ou pelo menos a maioria, em Inglaterra, têm em algum período da sua vida, a responsabilidade pessoal pela saúde de alguém, seja criança ou inválido: por outraspalavras, toda a mulher é uma enfermeira.” (Nightingale,2005, pg 17)

Para Leininger
O cuidado era universal, todo o ser humano necessita em algum momento de cuidados (Aqui podemcomplementar com a vossa parte)
Bibliografia
* NIGHTINGALE, Florence (2005) - Notas sobre enfermagem : Prefácio de Germano Couto. Loures : Lusociência. ISBN: 972-8383-92-4.
tracking img