Florence nithingale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexão e síntese acerca do modelo do Autocuidado de Orem
Giselle Dupas, lone Carvalho Pinto, Marlene Duarte Mendes, Zaira Benedini
CITAÇÃO
DUPAS, G.; PINTO, I.C.; MENDES, M.D.; BENEDINI, Z.Reflexão e síntese acerca do modelo do Autocuidado de Orem. Acta Paul Enf, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 19-26, 1994.


RESUMO: As teorias de enfermagem surgiram com o intuito de responder a algumas questões,tais como: "o que é enfermagem?"; "o que fazem os enfermeiros?"; "qual a diferença entre a enfermagem e as outras profissões de saúde?". As autoras, partilhando das mesmas reflexões, optaram por estudara Teoria do AutoCuidado de Orem, que discorre sobre a importância da teoria de enfermagem, para estudantes e enfermeiros, como um guia para novas buscas, por mais claras e apuradas visões do mundo doenfermeiro que as visões fornecidas pelo senso comum.
CRITICA: O teoria de Enfermagem de Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de sipróprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem é baseado em que todos os pacientes desejam cuidar de sipróprios. Diversos estudos confirmam a importância do uso da teoria do déficit de autocuidado de Orem com a finalidade de contribuir para individualização, humanização e qualificação das ações deenfermagem, além de promover o autoconhecimento, o autocontrole e a participação dos pacientes no próprio cuidado. O uso da teoria do déficit de autocuidado de Orem surge como um meio para respondereficazmente às necessidades dos pacientes que estão dependentes ou semidependentes e embora complexa, tanto na linguagem como na construção, a teoria fornece uma abordagem abrangente e holística para asações voltadas a essas pessoas. Em suma, as ações sugeridas pela teoria do déficit de autocuidado resume as seguintes iniciativas: elaboração de métodos de auxílio, ações voltadas para agir ou...
tracking img