Enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO SEMINÁRIO DE FLORENCE NIGTHINGALE
A Dama da Lâmpada
Esta é a história de uma mulher corajosa, impetuosa, dona de uma mente brilhante e que possuía tenacidade de propósitos comocaracterística particular.
Mulher que marcou sua época não só por rebelar-se contra o papel convencional para as mulheres de seu status, mas por abdicar do “reino” de luxo e pomposidade para atender o chamadode Deus e atender o povo.
Mulher que apesar de sua determinação e garra, usou toda sua generosidade e doçura para cuidar de pessoas por quem ela renunciou todos os sonhos que toda moça e sua épocapossuía.
Mulher que transmitia a imagem (e realmente era) de um anjo auxiliador que consolava os moribundos.
Mulher que rompeu barreiras e mudou conceitos, indo a guerra para cuidar de soldadosferidos, reforma hospitais treinar enfermeiras, numa época que estas eram vistas como mulheres marginalizadas, ou seja, fora dos padrões da época, até mesmo como prostitutas.Correndo o risco de serconfundida como tal.
Se prepare para conhecer a fascinante história desta mulher que foi uma candidata perfeita a heroína e que ate hoje é lembrada como tal.
O nome dela?
Florence Nightingale.
FlorenceNightingale
Nascida em 12 de maio e 1820, em Florença, na itália ,era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósito, terminação e perseverança – o que permitia dialogar compolíticos e oficiais do exército, fazendo prevalece as suas idéias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano além do grego e latim.
Decidida a seguir sua vocação, procuracompletar seus conhecimentos que julga ainda insuficiente. Visita o hospital de do blin dirigido pelas irmãs de misericórdia, ordem católica de enfermeiras, fundada 20 anos antes. Conheci as irmãs decaridade de São Vinte de Paulo, mais som de Lá providence em Paris.
Aos poucos vai se preparando para sua grande missão. Em 1854, a Inglaterra, a França e a Turquia declaram guerra a Rússia: é a...
tracking img