Floclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1786 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] _________________________________[pic]

“Folclore nas escolas”

Curso: Licenciatura em Artes
Disciplina: Folclore/Prática
Versão: maio/2011

Curitiba 2011.

Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR - Curitiba

cOMO OS PROFESSORES ESTÃO TRABALHANDO O TEMA FOLCLORE NAS ESCOLAS.

Trabalho de Prática apresentado ao CentroUniversitário Claretiano, à disciplina de Folclore, ao Curso de Educação Artística- Artes como requisito parcial para a obtenção de horas à referida disciplina.

Curitiba – PR 2011.

PROJETO FOLCLORE

Como os professores estão trabalhando o tema em sala de aula.
1. INTRODUÇÃO:
O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, superstições,comemorações e representações que, pelos quatro cantos dos pais, exaltam a nossa cultura. Se o sul e o Sudeste brasileiro são regiões em que as manifestações folclóricas têm ocorrido com menor intensidade, por causa da crescente industrialização das cidades, no Norte, no Nordeste e no Centro – Oeste do país as tradições se mantém cada vez mais vivas. Ha muito tempo elas fazem parte da vida de muitaspessoas.
2. JUSTIFICATIVA:
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo.Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição atravésdas diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas,as festas populares,o artesanato e a medicina popular,danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas,lendas,fábulas,ditados populares,superstições.

3. REVISÃO DE LITERATURA:
Do inglês: FOLK = POVO
                                LORE = SABEDORIA, CONHECIMENTO.
A palavra Folclores foiinventada pelo inglês Willian Thomas , que escreveu FOLK -LORE em uma carta dirigida à revista THE  ATHENEUM, de Londres. O termo folk-lore foi então usado para designar o onjunto de usos,costumes, crenças, lendas, festas, brinquedos, cerimônias, superstições, refrãos e outras manifestações do povo, que passam de geração para geração.
O Folclore é comemorado em todo o mundo no dia 22 de agosto, porquefoi neste dia, no ano de 1846, que citada carta de William Thomas foi publicada.
Percebemos que o Folclore reflete a própria cultura de povo e é mais conhecido quanto mais se valoriza as experiências de suas populações mais idosas. O Folclore não é algo terminado, está sendo criando no nosso dia-a-dia, também.
O  Folclore abrange, portanto, a linguagem, as músicas e danças, os usos e costumes,crendices e superstições, artesanato, brinquedos e literatura.
De acordo com a região, existem modos  de falar próprios, tais como: UAI( MG ), OXENTE,PADIM,BICHINHO,MADINHA (NORDESTE), BARBARIDADE TCHÊ, PIÁ GURIA, ARROIO, LANCHERIA ( SUL).
As anedotas e gírias,  bem como os provérbios e parlendas, também são elementos folclóricos.
Exemplos de provérbios:
• “Pobre quando tira a mão dobolso é saem os cinco dedos”
• “Casa de ferreiro, espeto de pau”.
• Cuidado com o andor, que o santo é de barro.”
• “Mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.
• “Praga de urubu magro não mata  cavalo gordo”.
• “Em terra de cego quem tem um olho é  rei “.
• “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”
• “Quem tem padrinho não morre pagão”.
Entreoutras parlendas, temos :
• Fui no cemitério/tério(3x), era meia noite/noite( 3x),tinha uma caveira/veira(3x),era vagabunda/bunda(3x).
• Um,dois,feijão com arroz/três, quatro,feijão no prato/cinco,seis, no fim do mês/ sete, oito, comer biscoito/nove e dez, comer pastéis/onze, doze comer pão doce.
Quanto à música  e as danças, temos instrumentos musicais como o berimbau, tamborim, a dança...
tracking img