Fisiterapia pediatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES CATHEDRAL

FISIOTERAPIA ORTOPEDIA, PEDIATRICA E NEUROLOGICA

ALUNA: ELIANE SILVA ALVES
TURMA: FISO1A
PROFESSORA: YONARA

BOA VISTA - 2012

Introdução

É amplo o campo de atuação do Fisioterapeuta. Atualmente, a Fisioterapia atua na área preventiva, terapêutica e na manutenção do quadro após a reabilitação. A reabilitação tem como intuito restaurar a identidade pessoal esocial dos pacientes que sofreram lesões no córtex, tronco cerebral, medula espinhal, nervo periférico, junção neuromuscular e no músculo, buscando o bem estar físico e emocional do indivíduo.
Pediatria – O Fisioterapeuta pode trabalhar desde os primeiros dias de vida do bebê, estimulando ao crescimento motor normal, permitindo a recuperação da área comprometida e auxiliando em outras áreas,estimulando-as. Com o passar do tempo, a criança vai sendo estimulada para desempenhar da melhor forma possível as atividades funcionais do dia a dia.
Neurológica – A tarefa do Fisioterapeuta deve ser iniciada logo no primeiro momento, assim que o quadro clínico do paciente estiver estabilizado. O incentivo deve ser dado através de estímulos proprioceptivos e sensoriais, de acordo com as limitaçõescausadas pelo comprometimento neurológico do indivíduo.
Traumato-ortopédica – A Fisioterapia atua nos casos onde há fratura ou uma patologia (óssea, muscular ou articular), prevenindo contra as sequelas e preparando a musculatura envolvida para o retorno às suas funções normais. O profissional está preparado tanto para trabalhar nos pré-operatórios como no pós-operatório, visando primeiramente,diminuir as dores e as inflamações, e, posteriormente, reabilitar o indivíduo retornar às atividades de sua vida diária (AVDs). Problemas posturais.

Fisioterapia Pediátrica
É o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos fisioterápicos com atividades lúdicas e sociais, levando a criançaa uma maior integração com sua família e a sociedade.
Técnicas de fisioterapia respiratória pediátrica são muito utilizadas em unidades hospitalares, consultórios e em domicílio como tratamento coadjuvante de doenças pulmonares. Em unidades de terapia intensiva fazem parte do corpo clínico permanente e são profissionais altamente requisitados para a realização de alguns procedimentos como aaplicação da ventilação mecânica não invasiva - VMNI.
A fisioterapia pediátrica motora também é uma subespecialidade da fisioterapia pediátrica muito difundida e com resultados comprovados por vários trabalhos científicos. O fisioterapeuta pediátrico/pediatra utiliza de técnicas há muito aperfeiçoadas e consagradas por anos de bons resultados no tratamento de pacientes neonatais, lactentes epediátricos. entre elas estão o baby bobath, o posicionamento no leito e o reequilíbrio tóraco - abdominal - RTA.

OBJETIVO DA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA
Melhoria da função pulmonar, enquanto que, em termos profiláticos,busca-se o desenvolvimento, tão normal quanto possível, do aparelho respiratório da criança.
Para isso são utilizadas diferentes técnicas:
* Dremagem postural
* Percurção
*Compressão de vibração torácicas
* Tosse cinética
* Exercícios respiratórios
* Exercícios de relaxamento
* Exercícios posturais
* Otimizar a função respiratória de modo a facilitar as trocas gasosas e adequar a relação ventilação-perfusão;
* Adequar o suporte respiratório;
* Prevenir e tratar as complicações pulmonares;
* Manter a permeabilidade das vias aéreas;* Favorecer o desmame da ventilação mecânica e da oxigenoterapia.
Embora os objetivos da fisioterapia sejam semelhantes àqueles traçados para os adultos, a assistência fisioterapêutica em Pediatria / Neonatologia apresenta particularidades relacionadas às diferenças anatômicas e fisiológicas existentes nestes pacientes, em relação às demais faixas etárias.
Em crianças internadas, o...
tracking img