Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Cardeal Cerejeira

Acção de Formação

Formadoras: Fisioterapeuta Andreia Longo, Fisioterapeuta Sara Jara e Fisioterapeuta Tina Narciso 4º Ano de Fisioterapia da ESSCVP

Em

fases

que

o

utente

necessite

de

períodos

de

acamamento, um bom posicionamento e uma mobilidade adequada, irá facilitar a manutenção da integridade da pele, tal como das amplitudes articulares, da forçamuscular e do movimento.

As úlceras de pressão (úlceras de decúbito, úlceras da pele ou escara) são lesões cutâneas que se produzem em consequência de uma falta de irrigação sanguínea e de uma irritação da pele que reveste uma saliência óssea, nas zonas em que esta foi pressionada contra uma cama, uma cadeira de rodas, uma tala ou outro objecto rígido durante um período prolongado.

DeveDeve-se terem atenção:
Roupa inapropriada (ex: apertada); Lençóis enrugados; Fricção de sapatos contra a pele; Exposição prolongada à humidade (sudação frequente, urina ou fezes).

Pessoas Paralisadas; Pessoas muito debilitadas/acamadas; Pessoas com alterações da sensibilidade, o que pode levar a diminuição da sensação de dor ou incómodo, podendo ser provocadas pela presença de uma ferida, diabetes, lesãode um nervo e outras; Pessoas desnutridas, pois não possuem a camada de gordura protectora das extremidades ósseas.

Dor Comichão Desconforto Rubor

A prevenção das zonas de pressão depende, do trabalho conjunto de vários profissionais onde se inclui o Fisioterapeuta. Esta prevenção é feita através de: Auto-controlo – espelho; Mudanças frequentes de decúbitos/posição (2 em 2 horas);POSICIONAMENTOS; Mobilização passiva ou activa;

Camas articuladas; Uso de material anti-escara; Alimentação adequada; Higiene adequada; Cuidados com a roupa.

A maioria das úlceras de pressão é evitável e podem ser prevenidas. As superfícies de apoio, sejam camas, colchões ou cushins de cadeiras, têm sido utilizadas durante muitos anos para ajudar a prevenção de úlceras de pressão

Prevenir úlceras depressão evita a dor e desconforto desnecessários e até mesmo a morte

Posicionamentos

Um posicionamento para ser eficaz, deve:
Promover conforto = deve-se adaptar o posicionamento às

necessidades do utente, este posicionamento sempre que possível deve ser uma opção conjunta entre o profissional de saúde e o utente; Prevenir alterações da força muscular, movimento e amplitudes articulares = oposicionamento escolhido deve facilitar a mobilidade e mobilização do utente; Prevenir ZONAS DE PRESSÃO. A mudança frequente de decúbitos contribui como estimulo circulatório (movimento), induzindo o alivio constante das zonas de pressão.

Zonas mais susceptíveis de pressão

Posicionamento em Decúbito Dorsal (Barriga para cima)
SEMI-DEPENDENTE
Membros superiores ligeiramente abduzidos (afastados);Cotovelos semi-flectidos, dedos ligeiramente abertos e semiflectidos; Tibio-társica em posição neutra (evitar o peso da roupa).

TOTALMENTE DEPENDENTE
Colocação em posição neutra da cabeça, tronco e membros; 1 almofada na cabeça e ombros; 1 almofada em cada membro superior e membro inferior com ligeira abdução; Evitar o contacto dos calcâneos.

Ter em atenção:

Curvaturas fisiológicas; Descarga daszonas de pressão; Alívio total das zonas de pressão quando existir o mínimo sinal de alarme;

Posicionamento em Decúbito Lateral (Deitado de lado)
SEMI-DEPENDENTE
Posicionamento funcional da mão; Membro inferior em apoio - anca em extensão, tibio-társica bem posicionada/suportada (atenção ao maléolo externo).

TOTALMENTE DEPENDENTE
Almofada entre as costas e a cama; Manter o ombro infra-lateralligeiramente anteriorizado; Suportar a mão infra-lateral na almofada da cabeça; Manter o membro supra-lateral ao nível do ombro; Manter os joelhos em flexão com uma almofada entre os dois.

Ter em conta:

Cabeça/segmento cervical suportado; Membro superior em apoio; Membro superior contra lateral semi-flectido sobre o tronco ou apoiado numa almofada;

Transferências

Procedimento Padrão para...
tracking img