Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lages, 24 de maio de 2011.

ARTIGO CIENTÍFICO

O papel da fisioterapia nos cuidados paliativos a pacientes com câncer.

Justificativa:

Os Cuidados Paliativos surgiram para suprir asnecessidades específicas de pacientes sem possibilidades terapêuticas. Sua inserção no atendimento de pacientes oncológicos é de extrema importância, sendo uma necessidade crescente nos hospitais einstituições de saúde. Para os fisioterapeutas, à primeira vista, pode ser difícil visualizar o campo de sua atuação, mas a partir do momento que a empatia e inter-relação ocorram, os objetivos tendem a tornar-semais claros e a terapia mais eficiente.

Problemas/Dúvidas:
A Organização Mundial da Saúde1 define os Cuidados Paliativos como medidas que aumentam a qualidade de vida de pacientes e seusfamiliares que enfrentam uma doença terminal, através da prevenção e alívio do sofrimento por meio de identificação precoce, avaliação correta e tratamento de dor e outros problemas físicos, psicossociais eespirituais.

Fundamentação Teórica:
Recursos fisioterapêuticos
Terapia para a dor, alívio dos sintomas psicofísicos, atuação nascomplicações osteomioarticulares, reabilitação de complicações linfáticas, atuação na fadiga, melhora da função pulmonar, atendimento de pacientes neurológicos, cuidados às úlceras de pressão efisioterapia nos cuidados paliativos pediátricos.

Objetivos:
A Fisioterapia Paliativa tem como objetivo principal à melhora da qualidade de vida dos pacientes sem possibilidades curativas, reduzindo ossintomas e promovendo sua independência funcional. Para que isto seja alcançado é preciso manter um canal de
comunicação aberto com o paciente, familiares e demais profissionais envolvidos.Metodologia:
Foi realizada a captação de publicações, em língua portuguesa, espanhola e inglesa, relacionados aos temas Cuidados Paliativos, Fisioterapia e Oncologia através
de bancos de dados...
tracking img