Fisioterapia respiratoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho serão estudados os procedimentos, direitos e deveres dos pesquisados e dos pesquisadores, colocando em prática o código de ética para que os procedimentos sejam realizados corretamente sem prejudicar todo e qualquer pessoa ou animal.






















Ética em pesquisas com Seres Humanos ou Animais
O campo de pesquisa da educaçãofísica vem se desenvolvendo, bem como as pesquisas realizadas, principalmente envolvendo seres humanos, por este motivo o objetivo deste artigo é fornecer uma visão geral sobre as diretrizes, normas e resoluções nacionais e internacionais que norteiam a realização de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo este um texto informativo, possuindo atalhos para acessar de forma integral a legislaçãomencionada.
A realização de pesquisas por profissionais da área de saúde, envolve em grande parte seres humanos, tornando necessária a avaliação dos projetos de pesquisa antes da sua fase de execução, objetivando avaliar, do ponto de vista ético, garantindo aos participantes da pesquisa integridade e dignidade.
Para tal, três princípios básicos são usados como norteadores: a beneficência, orespeito à pessoa e a justiça. Na área de saúde, esta avaliação está baseada na qualificação da equipe que desenvolverá o projeto, bem como no próprio projeto; na avaliação do risco-benefício; na utilização do consentimento livre e esclarecido e na avaliação e aprovação anterior à execução do projeto por um Comitê de Ética.
Porém a história da pesquisa envolvendo seres humanos percorreucaminhos perversos e duvidosos, apresentando episódios cercados de misticismo e crueldade. Apesar disto, houve momentos de lucidez e justiça humanitária, em que se tentou estabelecer padrões adequados para o estudo em humanos.
Em um estudo intitulado "An introduction in the study of experimental medicine", Claude Bernard (citado em Costa, 1999), tenta estabelecer parâmetros éticos para nortear otrabalho dos pesquisadores. Alguns anos mais tarde, em 1901, na Prússia, foi editada a Instrução sobre intervenções médicas com objetivos outros que não diagnóstico, terapêutica ou imunização, que proibia a realização de intervenções caso o paciente fosse menor ou não fosse totalmente competente em sua capacidade de fornecer o consentimento e/ou se este consentimento fosse fornecido seminformações adequadas sobre a pesquisa.
Por mais absurdo que possa parecer, no ano de 1931, o Governo Alemão possuía um detalhado regulamento sobre procedimentos terapêuticos diferenciados de experimentação humana, sendo este estabelecido pelo Ministério do Interior Germânico. Visava coibir o abuso e o desrespeito à dignidade humana nas pesquisas. Fato que não se verificou durante a Segunda Guerra Mundial,período durante o qual surgiram pesquisas envolvendo seres humanos na Alemanha Nazista, que ultrapassaram todos os limites de responsabilidade. Com a divulgação das atrocidades envolvendo médicos e pesquisadores alemães, a comunidade mundial organizou-se para julgá-los, como criminosos de guerra, no Tribunal de Nuremberg em 1947.
Em conseqüência do julgamento de Nuremberg, a pesquisa médicaenvolvendo seres humanos teve um marco deontológico no ano de 1947, que foi o surgimento do Código de Nuremberg. Este, em linhas gerais, abrangia temas como o consentimento voluntário, informações essenciais para os sujeitos da pesquisa e a não indução à participação. Determinava que a experiência tivesse que apresentar resultados vantajosos não alcançáveis por outros métodos e exigia a realização daexperimentação em animais anteriormente à pesquisa em humanos. O sofrimento deveria ser evitado, o risco minimizado e, na possibilidade de morte, o projeto não deveria ser realizado.
Porém apesar do conhecimento dos horrores acontecidos nos campos de concentração e da elaboração do Código de Nuremberg, a realização de pesquisas com seres humanos que feriam os princípios éticos...
tracking img